São Paulo (AE) – A General Motors produziu hoje (24) em São Caetano do Sul, no ABC paulista, a última unidade do atual Vectra. A linha de montagem agora está sendo preparada para fabricar a nova geração do modelo, que chegará ao mercado no último trimestre. O design do novo Vectra não segue o europeu que foi totalmente modificado. O modelo passou por reestilização feita pelo próprio Centro de Design e Engenharia do Brasil. O investimento soma R$ 650 milhões.
Desde 1993, quando foi lançada a primeira versão do Vectra, foram produzidas 360 mil unidades. Só da segunda edição, a partir do fim de 2006, foram 313 mil unidades, das quais 6 mil foram exportadas. O último exemplar a deixar a fábrica, uma versão da série especial Collection, na cor cinza, será incorporado ao acervo histórico da GM no Museu da Ulbra, em Canoas (RS).
Celta – Na fábrica de Gravataí (RS), onde é fabricado o Celta, a produção foi suspensa entre sexta e quarta-feira para preparar a linha de montagem para o início da produção da versão 2006 do modelo. Desde seu lançamento, em 2000, foram produzidas 500 mil unidades do compacto, disponível nas versões 1.0 e 1.4. A fábrica gaúcha também vai produzir, em 2006, um novo veículo, ainda mantido em sigilo. As apostas são para a versão sedã do Celta.