A General Motors confirmou a chegada do Onix, que estreará na 27.ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo, de 24 de outubro a 4 de novembro. Ainda sem revelar muitos detalhes visuais e técnicos do hatch compacto, a montadora informou que o modelo também oferecerá o câmbio automático de seis marchas, o mesmo já utilizado em Cruze, Sonic, Cobalt e Spin.
Ele chega para brigar diretamente com VW Gol e Fiat Uno, os líderes do segmento popular, mas também vai encarar Fiat Palio, Renault Sandero, Nissan March, além do Hyundai HB20 e Toyota Etios, que estarão à venda nos próximos meses.
O carro substituirá o Corsa e sairá de Gravataí (RS), onde atualmente são produzidos Celta e Prisma. As vendas começam logo após o salão paulista. Em 2013, chega a versão sedã do Onix.
A novidade vai oferecer ainda o sistema multimídia MyLink com tela de LCD sensível ao toque e funções que permite ter acesso a músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth.
O Onix será comercializado com preços próximos aos do Corsa hatch e do finado Corsa Sedan, ou seja, entre R$ 29 mil e R$ 36 mil o Celta e o Prisma partem, respectivamente, de R$ 24 mil e R$ 29 mil. As versões de acabamento serão a LS, LT e LTZ, com opções de motores flex 1.0 ou 1.4 EconoFlex, cujas potências variam de 78 cv e 102 cv.
Pelas projeções feitas até o momento pela imprensa especializada (ainda não vazou uma foto oficial do carro), pode-se observar que o Onix contará com um desenho bem esportivo e, assim como o Sonic, seguirá linhas bem diferentes das últimas novidades da marca, apesar de manter a grade bipartida. A frente terá faróis espichados, como os do Honda City, e o capô é bem pequeno, assim como os para-lamas. A grade será filetada e não em colmeia, como em outros produtos da marca.
Na traseira, o vidro curvo e os vincos da carroceria se encontram na tampa simulando um X. A tampa ainda terá aerofólio integrado. As lanternas invadem a lateral, com a parte de cima vermelha e a de baixo branca. As maçanetas são as mesmas do Cobalt. No interior, o painel de instrumentos seguirá a linha do Cobalt, Spin e Sonic e a versão mais cara (LTZ) terá tela de multimídia sensível ao toque. As rodas das versões de entrada serão em aro 14”, e as da LTZ, em aro 15” de liga leve. Airbag duplo e ABS devem ser de série na família.