Talvez para não ficar de fora da “briga” no mercado dos “crossovers” a General Motors está apresentando o seu Buick Encore no Salão de Detroit deste ano. Destinado ao mercado norte-americano o modelo dará origem a outros dois, um da Opel (o Mokka), que teve as primeiras fotos reveladas recentemente e um da Chevrolet, que tem grandes chances de chegar ao Brasil e disputar mercado com o Duster e o recém-apresentado novo EcoSport. Usando a mesma plataforma da quarta geração do Opel Corsa, (a mesma que serve ao Cobalt no Brasil), o novo “crossover” Encore com seus 4,35 metros é 25 centímetros menor que o Chevrolet Captiva.
Seu motor será o mesmo usado na versão esportiva do Sonic, a RS, cuja estréia também acontece em Detroit. Os dois compartilham um motor 1.4 turbo que entrega 140 cv de potência. O motor estará acoplado a um câmbio automático de seis velocidades.
O Encore só será disponibilizado na versão com tração dianteira. Na Europa, comenta-se que a Opel prepara sua versão do Encore para a apresentação ao público em março, no Salão de Genebra. O Opel Mokka tem linhas basicamente iguais às do modelo norte-americano, as diferenças estão em detalhes, como os faróis, a grade do radiador e o desenho das rodas. As diferenças devem aparecer no interior tanto da cabine, ainda não revelada pela Opel, quanto do compartimento do motor, uma vez que o Mokka terá mais duas opções de motores.
Além do 1.4 do Encore, o consumidor europeu poderá optar por um 1.6 16 V de 115 cvde potência movido a gasolina, ou por um 1.7 CDTI turbodiesel que gera 130 cv de potência. Diferente do Encore, o Mokka terá câmbio manual e automático, e poderá ter tração integral.