Garrett utiliza Parati para demonstrar turbo

Uma Parati 1.0 Turbo, produzida no Brasil, foi um dos automóveis utilizados no programa Ride And Drive, promovido pela Garrett Engine Boosting Systems para diretores e engenheiros dos três principais fabricantes norte-americanos de automóveis.

A inédita iniciativa incluiu outros veículos, com diferentes tipos de motorização, e teve como finalidade permitir uma avaliação diversificada dos recursos da turboalimentação.

O trabalho técnico foi desenvolvido ao longo de quatro dias num campo de provas de Auburn Hills, estado de Michigan, e teve como objetivo demonstrar a evolução dos sistemas de turboalimentação de motores.

Durante as apresentações, os engenheiros da Garrett comprovaram que esse tipo de alimentação proporciona melhor performance geral do veículo, com economia de combustível, redução dos níveis de emissão de poluentes e menor peso, entre outras vantagens. Por esses motivos, o programa teve como tema “A turboalimentação permite mais por menos”.

A Parati 1.0 Turbo constitui-se num exemplo perfeito das previsões da Garrett, porque possui a mesma potência, mas resultados superiores em torque, desempenho e economia de combustível em relação a modelos equipados com motor de aspiração normal com o dobro de sua cilindrada.

Além da Parati 1.0 Turbo, foram utilizados no programa um sedã BMW Série 5, com motor diesel; um Smart Roadster, e uma pick-up Ford Falcon, produzida na Austrália.

Os engenheiros da Garrett demonstraram que os fabricantes norte-americanos poderão perder competitividade para os europeus em economia de combustível, redução de custos de produção dos veículos e de preservação ambiental.

Também explicaram que a turboalimentação permite adotar o processo de “downsizing”, mediante a aplicação de motores de menor tamanho, compensando a diferença de torque e potência pelo reaproveitamento dos gases de escape.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo