Estilo marcante e inovador, interior sofisticado, alto nível de conforto, equipamentos de última geração, potência e tamanho de um verdadeiro sedã grande. Assim é o Fusion, o novo carro de luxo da Ford que veio para mudar os conceitos desse segmento no mercado brasileiro, e deve chegar ao Brasil em junho próximo, em versão única, com preço inicial sugerido de R$ 79.900,00 sem teto solar e R$ 84.890,00 com teto.
O Fusion foi desenhado, desenvolvido e testado para produção em ambiente digital, utilizando a nova plataforma CD3 da Ford. É um três volumes de perfil atlético, marcado pela frente longa, traseira curta e linha de cintura alta, que exibe proporções perfeitas, realçadas por detalhes sofisticados. A grade dianteira cromada com três grossas barras horizontais é um deles. Seus faróis de forma trapezoidal com células independentes estão em harmonia com o exterior do veículo.
Sua traseira exibe formas elegantes.
As lanternas são rematadas por uma moldura cromada que se harmoniza com a régua aplicada na tampa do porta-malas, realçando a linha de cintura alta. O porta-malas de 530 litros tem ótimo acesso. Com o banco traseiro (bipartido 60/40), rebatido pode acomodar objetos mais longos.
O interior requintado do veículo é todo em preto, incluindo os bancos de couro com pespontos contrastantes de cor prata. Os quatro mostradores redondos do painel têm contorno da mesma cor. À noite, os ponteiros vermelhos, iluminados por "leds", proporcionam excelente leitura e também belo efeito visual. O computador de bordo inclui dois hodômetros parciais e bússola, além de indicar a velocidade média, o consumo (km/l) e a autonomia do veículo em quilômetros.
Seu volante, revestido em couro, tem comandos incorporados para controle do rádio, do ar-condicionado digital e do piloto automático. Conta ainda com descansa-braço no console central que traz dois compartimentos para guardar objetos, porta-CDs e uma tomada de 12 V. Motor Duratec 2.3 L 16 válvulas com bloco de alumínio, duplo comando de válvulas variável i-VCT e coletor de admissão de dutos variáveis de alta tecnologia proporciona ao Fusion, potência, economia e nível mínimo de emissões. É um motor de quatro cilindros com 162 cv (a 6.500 rpm) e torque máximo de 20,7 kgfm (a 4.500 rpm). Outro grande diferencial do Fusion é a transmissão automática de cinco velocidades com redução controlada eletronicamente.
Segundo a Ford o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 180 km/h, limitada eletronicamente. Seu consumo médio é de 9,8 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada, segundo medições feitas pela Ford no Campo de Provas em Tatuí, SP. O Fusion é um carro que se impõe pelo tamanho, pela beleza e pelo "status". (BN)
