Desempenho, conforto e espaço interno são os principais atributos do novo Fusion SEL 2.5 16V, referência no segmento dos sedãs médio-grandes de luxo. O Fusion 2010 está diferente. Um carro esmerado nos detalhes de acabamento.

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Mudou na dianteira: os faróis e o capô. A traseira perdeu as lanternas cromadas, estilo coreano, e ganhou novas, tipo colméia.

Seu painel de instrumentos ganhou visibilidade e iluminação azul e é possível escolher a cor das luzes internas. Numa volta ao redor do Fusion é possível notar qualidade nos pára-choques bem encaixados, o cuidado em colocar armação cromada ao redor do farol de neblina e rodas de liga leve de 17″ calçadas em pneus 225/50 com monitoramento da pressão dos pneus.

O que mudou de verdade não está tão à vista. No Brasil o Fusion 2010 é comercializado em duas versões, além da equipada com o motor de quatro cilindros, que “cresceu” de 2,3 l para 2,5 litros, nosso mercado passa a receber o carro com um V6 de 3 litros.

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O câmbio do V6 permite acionamento manual, com comando na alavanca. Mas o grande diferencial é a tração integral, com comando eletrônico que distribui a força pelas rodas conforme a situação.

Na versão 2.5 avaliada pelo Jornal do Automóvel, a tração continua apenas na dianteira, mas os dois modelos têm recursos adicionais para aumentar a segurança, como controle automático de estabilidade.

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Os freios são a disco nas quatro rodas, com ABS e distribuição de força automática, além de sistema que detecta frenagens bruscas e aumenta a força exercida, ajudando a parar o carro com mais presteza, ao mesmo tempo em que aciona o piscalerta. Em termos de desempenho, é claro que o motor maior leva vantagem, mas a diferença não é muito significativa.

Em relação ao antecessor, o Fusion 2.5 conta com 10 cv a mais e seu motor Duratec com 4 válvulas por cilindro entrega 173 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 22,9 kgfm a 4 000 rpm.

De acordo com as medições da Ford, o motor leva o Fusion da imobilidade aos 100 km/h em 9s9 e, se o motorista continuar acelerando, ele atingirá os 180 km/h de velocidade máxima, a qual é limitada eletronicamente.

Mesmo sem forçar a marcha, o Fusion mostra qualidades. A direção com assistência elétrica é ótima, endurecendo na medida certa com o aumento de velocidade e uma pluma ao estacionar.

E a suspensão, independente nas quatro rodas, passa confiança nas curvas, apesar do porte do carro. O conforto é, obviamente, padrão americano.

O carro está mais silencioso e agradável de dirigir. O único opcional do Fusion é o teto solar elétrico. O Fusion está à disposição dos clientes nas cores Preto Bristol, Prata Munique, Cinza Berlim, Vermelho Ibiza, Branco Sibéria, Verde Lion e Azul Florence, todas perolizadas. (BN)

Ficha técnica

MOTOR: 2.5L DOHC EFI I-4 04 cilindros em linha, 2488 cm3 Cilindradas, 173 cv @ 6000 rpm e torque máximo de 22,9 kgfm @ 4000 rpm
Combust.: Gasolina
CÂMBIO: Automático – 6 marchas
Suspens.: Dianteira – independente tipo (SLA) Short_Long Arm, com barra estabilizadora, amortecedores pressurizados e molas helicoidais. Traseira – Suspensão independente tipo multi-link com barra estabilizadora, amortecedores pressurizados e molas helicoidais.
Tração: dianteira
FREIOS: A disco, com ABS
RODAS: 17″
PNEUS: P225/50 R17
ESTEPE: T145/70 R17
DESEMP.: Vel. máxima limitada 180 (km/h)
TANQUE: 66 litros
ACELERA.: 0 a 100 km/h (s) 9,9
CONSUMO: Urbano 9.2 (km/l) /
Estrada 14.4 (km/l)
PREÇO: R$ 84.900,00