Em 1986, a carreira do Fusca acabou temporariamente. Embora o México não parou de produzi-lo, no Brasil sua linha de montagem havia fechado. Até que em 1993, por pedido do então presidente do Brasil, Itamar Franco, o Fusca volta novo novamente, como nesses seus 60 anos muito bem vividos.
Na segunda fase de 1993, sem mudanças na carroceria nem no motor, o fusca ganhou pára-choques na cor do veículo, canalizador com uma única saída de escape no pára-lama esquerdo, estofamentos novos, volante novo e muitos outros detalhes de acabamento, inclusive detalhes opcionais.
Fusca Tunado. |
Quando todos não acreditavam no sucesso do relançamento do Fusca, as vendas foram mais que animadoras. Chegou a produzir mais de 40 mil novos Fuscas. Até sua oficial parada de fabricação anunciada em julho/1996 o Fusca deixou mais fãs por seu rastro.
Para comemoração da sua última série de fabricação, foram feitos os derradeiros 1.500 Fuscas carinhosamente dados numa versão "Fusca Ouro", onde os proprietários têm seus nomes guardados em um "Livro de ouro da VW." Um Fusca Série Ouro é facilmente identificado. Neste seu último modelo a VW superequipou esteticamente a versão.
E assim temos o exemplo de um projeto que alcançou completo sucesso, e por trás dele um gênio imortal, um mito: Ferdinand Porsche.