Produzida na fábrica instalada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a Frontier LE faz parte da estratégia da Nissan para se aproximar do consumidor brasileiro no segmento de picapes médio.

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E a solução foi nacionalizar a Nova Frontier, modelo que desde novembro do ano passado era importado da Tailândia. Mudanças sutis da picape nacionalizada estão, principalmente, na parte externa. A Nova Frontier produzida aqui traz pára-brisa degradê, tampa da caçamba com chave – uma necessidade dos consumidores brasileiros, afirma a Nissan -, “rack” de teto com capacidade para 56 quilos de carga e reforços na capota para transporte de peso extra. Por dentro, o encosto do banco tem 5 graus a mais de inclinação.

O design continua o mesmo, com traços que caracterizam a robustez da picape e a grade frontal em V, uma identidade visual da marca. A versão topo de linha LE, avaliada pelo Jornal do Automóvel, traz de série alguns diferenciais estéticos, como grade frontal, pára-choque traseiro e espelhos retrovisores cromados; faróis de neblina integrados ao pára-choque; estribos laterais; assim como rodas de liga-leve de aro 16 polegadas, item também disponível nas outras versões.

Internamente, a picape traz painéis e portas com bom acabamento, além de ótimo espaço interno, graças ao entre-eixos de 3,2 metros, considerado o maior da categoria. O modelo LE sai de fábrica com vidros elétricos, piloto automático, ar-condicionado, além de outros equipamentos de série em todas as versões, como espelhos retrovisores com ajuste elétrico, travas elétricas, regulagem de altura do banco do motorista e direção hidráulica com ajuste de altura do volante, e cinco lugares.

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Equipada com o mesmo motor 2.5 16V turbodiesel com “intercooler”, a picape LE é capaz de gerar 172 cavalos de potência a 4.000 rpm e tem torque de 41,1 kgfm a uma rotação de 2.000 giros.

Além disso, a picape sai de fábrica com cambio manual de seis marchas e automático de cinco, este oferecido apenas no modelo topo de linha LE.

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Quando o assunto é desempenho, a picape realmente surpreende. Durante nossa avaliação, a Frontier LE com câmbio manual de seis marchas, realizado em trechos de asfalto, o veículo deu respostas rápidas aos comandos do acelerador.

E mostrou disposição para retomadas em terceira e quarta marchas. Mas a precisão dos engates, necessita de atenção do motorista, pois é muito comum se engatar a quarta marcha no início, ao invés da sexta.

Em percursos de terra e areia, foi possível testar os comandos de tração 4×2, integral e reduzida, que respondem perfeitamente às necessidades de cada terreno.

A Frontier LE tem bom motor, bom acabamento, conforto, estilo e recursos de sedã de luxo. (BN)

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, 2.5L, 16 válvulas, Turbo Diesel Eletrônico
Cilindrada: 2.488 cm³
Potência: 172 cv @ 4.000 rpm
Torque: 41,1 kgfm @ 2.000 rpm
Câmbio: Mecânico, de seis marchas
Compr.: 5,23 m
Largura: 1,85 m
Altura: 1,78 m
Entre-eixo: 3,2 m
Cap. carga: 1.005 kg
Peso: 3.015 kg
Suspensão: com feixes de mola na traseira
Freios: Discos ventilados, na dianteira, tambor auto ajustável com válvula sensível à carga ( LSV), na traseira
Frenagem: Vindo a 100 km/h, precisou de 52 metros para parar
Tanque: 80 litros
Consumo: 9,1 km/l de diesel
Caçamba: 948 litros
Preço: A partir de R$ 105.290,00 = Automática: R$ 111.390,00