Freelander é um “todo-terreno” moderno

O Freelander, modelo mais vendido da marca Land Rover, está previsto para desembarcar em nosso País em março deste ano, com características diferentes das linhas tradicionais da Land Rover. A nova versão do Freelander, utilitário esportivo de médio porte, é atualmente o mais vendido da marca em todo o mundo, com participação de 55 por cento nos negócios da empresa.

Desenvolvido nas versões de três e cinco portas, com motor a gasolina ou a diesel, o Freelander foi o primeiro modelo da empresa a ser fabricado em carroceria unitária (monobloco) com subchassis, estrutura que mais tarde seria aplicada na Nova Range Rover, aliando peso reduzido com excepcionais níveis de rigidez.

Para o Brasil, a empresa vai trazer inicialmente a versão de cinco portas, com motor a gasolina. O Freelander possui características legítimas de um veículo moderno, voltado principalmente para o lazer. O ângulo de inclinação do pára-brisa, por exemplo, com aparência enviesada e curvilínea, resulta em “design” mais suave e arredondado. Além disso, é o primeiro modelo da marca a contar com peças de plástico de engenharia na estrutura dos painéis da carroceria.

Assim como as linhas Defender, Discovery e Range Rover, o Freelander dispõe de tração 4×4 permanente. O recurso de controle eletrônico de tração nas quatro rodas (ETC) garante maior estabilidade e aderência e permite que seja eventualmente utilizado em terrenos irregulares. Pode ser classificado, portanto, como um veículo “todo-terreno” voltado, principalmente, para o uso na estrada, mas que oferece desempenho “off-road” muito superior em relação aos concorrentes nesse segmento.

O Freelander é equipado com motor V6 2.5, de 24 válvulas, que proporciona maior torque, e duas opções em transmissão: a prática caixa de transmissão automática Steptronic, de cinco velocidades, e o preciso câmbio convencional de troca manual de marchas. Toda a linha é equipada com o recurso do controle de descida (HDC).

Seu painel eletrônico informa automaticamente a marcha que está em uso. O modelo dispõe de freios ABS nas quatro rodas, princípio utilizado pioneiramente pela empresa, em 1990, na linha Range Rover.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo