O Freelander, modelo mais vendido da marca Land Rover, está previsto para desembarcar em nosso País em março deste ano, com características diferentes das linhas tradicionais da Land Rover. A nova versão do Freelander, utilitário esportivo de médio porte, é atualmente o mais vendido da marca em todo o mundo, com participação de 55 por cento nos negócios da empresa.
Desenvolvido nas versões de três e cinco portas, com motor a gasolina ou a diesel, o Freelander foi o primeiro modelo da empresa a ser fabricado em carroceria unitária (monobloco) com subchassis, estrutura que mais tarde seria aplicada na Nova Range Rover, aliando peso reduzido com excepcionais níveis de rigidez.
Para o Brasil, a empresa vai trazer inicialmente a versão de cinco portas, com motor a gasolina. O Freelander possui características legítimas de um veículo moderno, voltado principalmente para o lazer. O ângulo de inclinação do pára-brisa, por exemplo, com aparência enviesada e curvilínea, resulta em “design” mais suave e arredondado. Além disso, é o primeiro modelo da marca a contar com peças de plástico de engenharia na estrutura dos painéis da carroceria.
Assim como as linhas Defender, Discovery e Range Rover, o Freelander dispõe de tração 4×4 permanente. O recurso de controle eletrônico de tração nas quatro rodas (ETC) garante maior estabilidade e aderência e permite que seja eventualmente utilizado em terrenos irregulares. Pode ser classificado, portanto, como um veículo “todo-terreno” voltado, principalmente, para o uso na estrada, mas que oferece desempenho “off-road” muito superior em relação aos concorrentes nesse segmento.
O Freelander é equipado com motor V6 2.5, de 24 válvulas, que proporciona maior torque, e duas opções em transmissão: a prática caixa de transmissão automática Steptronic, de cinco velocidades, e o preciso câmbio convencional de troca manual de marchas. Toda a linha é equipada com o recurso do controle de descida (HDC).
Seu painel eletrônico informa automaticamente a marcha que está em uso. O modelo dispõe de freios ABS nas quatro rodas, princípio utilizado pioneiramente pela empresa, em 1990, na linha Range Rover.