Frankfurt, onde “O Futuro Vem de Série”

Este ano, o 64.º Internationale Automobil-Ausstellung – IAA – conhecido com o Salão Internacional de Frankfurt, completa 114 anos. O evento é considerado o maior do planeta e foi responsável pelo lançamento de carros como o Fusca, em 1939. O Salão de Frankfurt alterna bianualmente com o Salão de Paris e costuma ser o palco para muitas marcas famosas exibirem os modelos que são promessas de sucesso durante do ano.

O Salão do Automóvel de Frankfurt (IAA) que abre suas portas ao público nesta quinta-feira (15), conta com 89 estréias mundiais. Mais de metade delas (45) são de marcas alemãs. Reúne um total de 1.012 expositores de 32 países. A exposição aberta ao público o último dia 15, tem como tema “O Futuro Vem de Série” (“Future comes as standard.”). Os maiores estandes, mais uma vez, serão das marcas locais, como Audi, BMW, Daimler (Mercedes-Benz) e Volkswagen. A organização do evento espera um público superior aos mais de 800 mil pessoas de 2009.

Com o espaço de 235 mil m² de área, dividida em 13 pavilhões, o evento contará com a cobertura de cerca de 10 mil jornalistas de mais de 90 países, que participarão de aproximadamente 90 entrevistas coletivas. Fora as novidades das montadoras, o IAA contará com áreas exclusivas para “test-drives” na parte externa da exposição, como é o caso da Audi, BMW, Ford, Daimler, Jeep, Opel, Citroën, Peugeot, Renault, Chevrolet, Kia e Hyundai. No total, uma frota de 200 veículos estará disponível ao público.

Só os equipados com tração integral (4×4) somam 24, que poderão ser experimentados na tradicional pista de “off-road” do Salão. Isto sem contar uma dúzia de veículos elétricos, que estarão acessíveis aos visitantes. São mais de 20 mil metros quadrados de espaço dedicados à mobilidade elétrica. A Ford apresenta o carro-conceito Evos, Focus ECOnetic, a versão de produção do Ford Focus ST e Ford Fiesta ST. A Audi mostra o carro-conceito Audi A2, com motor elétrico, A5, A6 Avant, híbrido A8, R8 Spyder GT e Audi Concept Urban. A BMW exibe o novo Série 1, M5, Série 6 Coupé, Mini Coupé e i3 e i8 Concept.

No estande da Volkswagen se destaca o seu novo carro pequeno Up! e a “avant-premiére” européia do Beetle. Além das séries convencionais do compacto, a marca ainda apresenta outras seis versões do veículo, que vão desde estudos de “design” a opções que em breve chegarão às concessionárias  do mercado europeu.  A Daimler traz os novos Classe B, Classe M, SLS AMG Roadster, SLK 250 CDI, SLK 55 AMG, o Smart Fortwo Electric Drive, o Forvision inteligente e o veículo de pesquisa F125. A Opel faz a estréia mundial da Zafira Tourer, Astra GTC e Opel Combo, além do Opel Ampera.

A  Porsche mostra o novo 911 Carrera. E exibe também o Panamera Diesel, 911 GT3 RS 4.0 e Black Edition, e Cayman S. A Honda exibe o novo Civic europeu. A Fiat mostra a terceira geração do Panda, com linhas mais arredondadas e similares às do novo Uno, comercializado no Brasil. A Kia apresenta um modelo batizado simplesmente de GT. O GT é um “cupê de quatro portas”, que tem dois elementos obrigatórios em carros conceito: câmeras no lugar de retrovisores e portas suicidas.

Versão conversível da 458, modelo que tem inovadora capota rígida retrátil, feita de alumínio, e motor de 4.5 litros,que  atinge a velocidade máxima de 320 km/h é a destaque da Ferrari no Salão de Frankfurt. A Volvo dá continuidade ao Concept Universe e revela em Frankfurt o futurista You, que tem como principal característica o interior “hi-tech” e tecnologia embarcada inspirada em “tablets”. E a Citroën mostra o Tubik, curiosa minivan conceito que pretende revolucionar a maneira como as pessoas viajam em grupo. Em nossa próxima edição mostraremos mais novidades do Salão de Frankfurt 2011.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo