Este ano, o 64.º Internationale Automobil-Ausstellung – IAA – conhecido com o Salão Internacional de Frankfurt, completa 114 anos. O evento é considerado o maior do planeta e foi responsável pelo lançamento de carros como o Fusca, em 1939. O Salão de Frankfurt alterna bianualmente com o Salão de Paris e costuma ser o palco para muitas marcas famosas exibirem os modelos que são promessas de sucesso durante do ano.
O Salão do Automóvel de Frankfurt (IAA) que abre suas portas ao público nesta quinta-feira (15), conta com 89 estréias mundiais. Mais de metade delas (45) são de marcas alemãs. Reúne um total de 1.012 expositores de 32 países. A exposição aberta ao público o último dia 15, tem como tema “O Futuro Vem de Série” (“Future comes as standard.”). Os maiores estandes, mais uma vez, serão das marcas locais, como Audi, BMW, Daimler (Mercedes-Benz) e Volkswagen. A organização do evento espera um público superior aos mais de 800 mil pessoas de 2009.
Com o espaço de 235 mil m² de área, dividida em 13 pavilhões, o evento contará com a cobertura de cerca de 10 mil jornalistas de mais de 90 países, que participarão de aproximadamente 90 entrevistas coletivas. Fora as novidades das montadoras, o IAA contará com áreas exclusivas para “test-drives” na parte externa da exposição, como é o caso da Audi, BMW, Ford, Daimler, Jeep, Opel, Citroën, Peugeot, Renault, Chevrolet, Kia e Hyundai. No total, uma frota de 200 veículos estará disponível ao público.
Só os equipados com tração integral (4×4) somam 24, que poderão ser experimentados na tradicional pista de “off-road” do Salão. Isto sem contar uma dúzia de veículos elétricos, que estarão acessíveis aos visitantes. São mais de 20 mil metros quadrados de espaço dedicados à mobilidade elétrica. A Ford apresenta o carro-conceito Evos, Focus ECOnetic, a versão de produção do Ford Focus ST e Ford Fiesta ST. A Audi mostra o carro-conceito Audi A2, com motor elétrico, A5, A6 Avant, híbrido A8, R8 Spyder GT e Audi Concept Urban. A BMW exibe o novo Série 1, M5, Série 6 Coupé, Mini Coupé e i3 e i8 Concept.
No estande da Volkswagen se destaca o seu novo carro pequeno Up! e a “avant-premiére” européia do Beetle. Além das séries convencionais do compacto, a marca ainda apresenta outras seis versões do veículo, que vão desde estudos de “design” a opções que em breve chegarão às concessionárias do mercado europeu. A Daimler traz os novos Classe B, Classe M, SLS AMG Roadster, SLK 250 CDI, SLK 55 AMG, o Smart Fortwo Electric Drive, o Forvision inteligente e o veículo de pesquisa F125. A Opel faz a estréia mundial da Zafira Tourer, Astra GTC e Opel Combo, além do Opel Ampera.
A Porsche mostra o novo 911 Carrera. E exibe também o Panamera Diesel, 911 GT3 RS 4.0 e Black Edition, e Cayman S. A Honda exibe o novo Civic europeu. A Fiat mostra a terceira geração do Panda, com linhas mais arredondadas e similares às do novo Uno, comercializado no Brasil. A Kia apresenta um modelo batizado simplesmente de GT. O GT é um “cupê de quatro portas”, que tem dois elementos obrigatórios em carros conceito: câmeras no lugar de retrovisores e portas suicidas.
Versão conversível da 458, modelo que tem inovadora capota rígida retrátil, feita de alumínio, e motor de 4.5 litros,que atinge a velocidade máxima de 320 km/h é a destaque da Ferrari no Salão de Frankfurt. A Volvo dá continuidade ao Concept Universe e revela em Frankfurt o futurista You, que tem como principal característica o interior “hi-tech” e tecnologia embarcada inspirada em “tablets”. E a Citroën mostra o Tubik, curiosa minivan conceito que pretende revolucionar a maneira como as pessoas viajam em grupo. Em nossa próxima edição mostraremos mais novidades do Salão de Frankfurt 2011.
