O Brasil vai deixar de produzir o Fox para exportação. O carro era fabricado para exportação em São José dos Pinhais (PR) e São Bernardo (SP) para o mercado interno. Para preparar a linha para o Gol novo (que chega em julho), toda a produção foi concentrada no Paraná (mercado interno e exportação), cuja linha é limitada e não está dando conta de atender os dois mercados.
Assim, a Volkwagen vai transferir parte da produção para a fábrica de Pacheco, na Argentina, que atenderá o mercado externo. A produção em São José dos Pinhais atenderá apenas o mercado brasileiro. O anúncio oficial da transferência de parte da produção para a Argentina será feito pelo presidente mundial da montadora, em julho.
No ano passado o Fox vendeu 126.319 unidades, ficando com o quarto lugar no ?ranking? de automóveis. Neste ano a venda no mercado é menor: 30.666 unidades no primeiro trimestre, pois a produção foi reduzida e a montadora teve que atender os pedidos de exportação. Neste ano o Fox está vendendo menos do que o Celta e Mille.
Tomas Schumall, presidente da Volkswagen, disse que a montadora não esperava um desempenho de vendas tão forte: ?O mercado está super-aquecido, a economia do Pais é favorável e o consumidor está confiante no governo?, disse o dirigente, enfatizando que a indústria automobilística brasileira não está preparada para atender o mercado interno com vendas acima de 23%. A perspectiva traçada pelas montadoras é de um aumento de 17,5% mas o mercado já cresceu 30% no primeiro trimestre. A Volkswagen planeja crescer 25% este ano.
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