Desenvolvido em camadas, de dentro para fora, ao redor do passageiro, o Fox lança um conceito inovador – o “Designed Around the Passengers”. Compacto por fora e com amplo espaço interno, o modelo concebido pela Volkswagen do Brasil é o “Best-in-Class” na categoria e também representa um novo conceito na Classe A0.
O melhor aproveitamento do espaço interno é resultado de uma alteração no Ponto H (ponto teórico ligado à articulação entre o fêmur e o tronco do ser humano) com relação ao Polo. O Ponto H foi elevado em 60 mm e deslocado 29 mm para frente. Com o banco nessa posição, o motorista ganha em conforto e dirigibilidade e sobra mais espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro.
Para garantir o máximo em espaço interno, o Fox tem como um de seu múltiplos itens inéditos o ARS (Adjustable Rear Seat), sistema opcional que realiza o ajuste longitudinal do banco traseiro sobre trilhos. Com o ARS o carro ganha a flexibilização do espaço do porta-malas. O sistema confere a versatilidade de uma minivan e mantém as características de dirigibilidade esportiva de um jovem e ágil “hatchback”.
O banco do motorista tem regulagem milimétrica de altura em todas as versões. Exatos 17 porta-objetos estão espalhados pelo interior do Fox, em todas as versões. Nas portas dianteiras estão localizados quatro porta-objetos, na parte inferior e no apoio de braços. Os dois localizados na parte inferior podem abrigar até garrafas de água mineral de 1,5 litro ou servir de lixeira. Uma gaveta, embaixo do banco do motorista, apresenta novo conceito de porta-luvas.
O porta-malas do Fox é bastante flexível e oferece cinco possibilidades de espaço. Com o banco traseiro colocado totalmente para trás, de acordo com o projeto original, o bagageiro tem capacidade de 260 litros. Se o banco for deslocado totalmente para frente, em 150 mm, o porta-malas passa a comportar 353 litros.