O pequeno Fox está nas concessionárias pronto para conquistar a preferência dos que pensam em comprar um modelo compacto e com projeto atual. Sua dianteira não foge à linha dos irmãos mais velhos da Volkswagen. Por conta disso, não é preciso olhar o logo VW estampado no centro da grade da frente para saber que se trata de um modelo da marca.
Seu capô atrai principalmente pelos vincos bem acentuados dos dois lados, que saem desde o pára-brisa até a parte inferior da grade do radiador. Esta é pintada na mesma cor da carroceria. O pára-brisa amplo, acompanhando a inclinação do capô, aumenta a visibilidade, oferecendo mais segurança.
O grande pára-choque também é pintado na cor do carro, e nas pontas estão acoplados os faróis de milha, quando estes são de série. O conjunto óptico, com desenho menos conservador que o do Gol, acompanha as linhas do capô e da grade, e chama a atenção por sair um pouco em direção aos pára-lamas.
A traseira truncada não deixa dúvidas de que o Fox é um carro compacto – ele mede 3,80 metros de comprimento e 1,54 m de altura e 1,64 de largura. Aliás, por conta do seu tamanho, aparenta não ter um bom espaço interno. O que não é verdade, pois seu interior surpreende.
Na parte de cima do vidro foi colocado um aerofólio da mesma cor do carro, com o “brake light” logo abaixo. Ao lado do compartimento de bagagens estão localizadas as lanternas, com formas que se assemelham a um quarto de um círculo.
Para se ter uma idéia, o Fox é menor que o Polo (6 cm) e que o Gol (5 cm). Mede 3,80 metros de comprimento. Ganha, entretanto, na altura de 1,54 m. O Fox tem 10 cm a mais que o Polo na altura, e 15 a mais que o Gol. Completam o visual do novo modelo as rodas de aço aro 14 com pneus 175/65 na versão 1.0 litro. Já a versão 1.6 Sportline vem equipada com rodas aro 15 e pneus 195/55 R15.
Entre os acessórios do compacto Fox da VW, o destaque fica com os 17 porta-objetos, sendo que os das portas podem abrigar garrafas de água mineral de até 1,5 litro. Estão localizados, também, nas portas dianteiras os controles de acionamento dos vidros e dos retrovisores elétricos.
O Fox é comercializado em três versões: City, Plus e Sportline. A versão Fox City, de entrada, tem motor EA-111 1.0 8V Total Flex ou gasolina. A versão Fox Plus tem quatro opções de motor – EA-111 1.0 de 8V a gasolina, EA-111 1.0 de 8V Total Flex, EA-111 1.6 8V a gasolina e EA-111 1.6 8V Total Flex. E a versão topo de linha Fox Sportline tem as mesmas quatro opções de motorização do Fox Plus.
Olho clínico
Um dos destaques do Fox é o painel, com “design” limpo, no qual os mostradores estão concentrados em um único “cluster”, facilitando a leitura das informações. O quadro de instrumentos ganhou o formato de meia-lua e os mostradores receberam um desenho diferente dos irmãos da marca. No painel central há um porta-objetos na parte superior, o CD player, os botões arredondados do controle do ar-condicionado.
Na falta de um porta-luvas, os engenheiros da Volkswagen do Brasil projetaram uma prática gaveta, sob o assento do motorista, para guardar o manual técnico do veículo e objetos.
O Fox conta com volante de três raios. Seu porta-malas oferece 260 litros de capacidade na posição normal. Porém esse espaço pode ser aumentado para 353 litros com os bancos rebatidos. Como uma raposa, o novo modelo é ágil e astuto. O motor do pequeno carro da VW corresponde. Nas retomadas tem uma boa resposta, principalmente pelo bom torque em baixa. Em função da relação de câmbio ser curta, o propulsor trabalha num regime mais alto, provocando um pouco mais de ruído dentro do carro. Mas nada que possa incomodar.
O motor 1.0l do VW Fox vem acompanhado da tecnologia Total Flex, que permite que o tanque seja abastecido com álcool e/ou gasolina, na proporção desejada pelo cliente. De acordo com a Volkswagen, este é o bicombustível mais potente da categoria, com 72 cavalos de potência, quando abastecido com álcool. Já com gasolina, cai para 71 cv. Segundo a VW, a versão 1.0 Total Flex atinge a velocidade máxima de 163 km/h, e acelera de 0 a 100 km/h em 14 segundos. Conclusão: o carro é bem seguro. Este quesito, junto com o espaço interno, é o ponto alto do carro.
Ficha técnica
Motor: 1.0l 8V, dianteiro, transversal, bicombustível (álcool e gasolina), 4 cilindros em linha, 2 válvulas por cilindro.
Cilindrada: 999 cm3
Potência: 71 cv a 6.000 rpm (gasolina) e 72 cv a 6.000 rpm (álcool)
Torque: 9,1 mkgf a 4.500 rpm (gasolina) e 9,2 mkgf a 4.500 rpm (álcool)
Transmissão: câmbio de 5 velocidades manual, tração dianteira
Suspensão:
Dianteira: Independente McPherson, mola helicoidal integrada e barra estabilizadora.
Traseira: Interdependente, com braço longitudinal e mola helicoidal.
Freios: discos ventilados dianteiros, tambor traseiro.
Rodas: 5J X 14
Pneus: 175/65 R14
Direção: tipo pinhão e cremalheira, manual.
Dimensões/Pesos/Capacidades
Entre-eixos: 2,46 m
Comprimento: 3,80 m
Largura: 1,64 m
Altura: 1,54 m
Peso: 968 kg (gasolina) e 962 kg (álcool)
Carga máxima: 440 kg
Capacidade do tanque de combustível: 50 litros
Desempenho:
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14s3 (gasolina) e 14s (álcool)
Velocidade máxima: 162 km/h (gasolina) e 163 km/h (álcool).