No último domingo, as primeiras imagens oficiais do VW Golf VI europeu vazaram na internet.
Ele chega para substituir a quinta geração do modelo, no mercado desde 2003, e será apresentado oficialmente em outubro deste ano, no Salão de Paris.
Nota-se pelas imagens, que o “hatch médio” da Volkswagen herdou alguns traços do Scirocco, outro modelo que estreou em junho na Europa.
Ele é um pouco mais baixo e mais largo, com uma frente redesenhada que tomou “emprestados” os faróis dianteiros do cupê Scirocco. A semelhança está nos faróis dianteiros, mais “sisudos” que os anteriores, que dão ao carro uma aparência mais agressiva. As lanternas traseiras também lembram outro modelo da marca, o Touareg.
Internamente, assim como por fora, as mudanças mantiveram o DNA do Golf V, com o mesmo esquema de organização do painel, destacando-se o console central com a tela do computador de bordo.
As especificações técnicas ainda não foram divulgadas, mas espera-se que a gama de motorizações inclua, como na última versão, grande número de motores turboalimentados, tanto a gasolina (TSI e TFSI) quanto a diesel (TDI).
Entre eles, estariam o 1.6 l TSI de 200 cv e o 2.0 l TFSI de 240 cv usado no Audi S3, que equiparia o Golf GTI e ganharia mais potência para equipar a versão top de linha existente na Europa, a R32.
O Golf VI tem chances de ser vendido no Brasil. Se isso acontecer, a Volkswagen “pularia” a quinta geração e ofereceria no mercado nacional o modelo alinhado com o comercializado na Europa. A montadora confirmou ainda que o novo Golf será produzido na fábrica da sua cidade natal, em Wolfsburg, na Alemanha.