História Fantástica

Ford SuperVan 4.2 desafiou a montanha de Pikes Peak

A Ford tem vários carros de alta performance no seu portfólio, como o Ford GT, o Mustang GT3 e o Mach-E 1400. Por que escolheria uma van para tentar um recorde de velocidade? A resposta está no vídeo, que conta a incrível história da SuperVan 4.2, desenvolvida pela Ford Performance em apenas seis semanas para enfrentar a famosa Subida Internacional de Pikes Peak, no Colorado, EUA. Confira essas imagens no link: https://www.youtube.com/watch?v=V_BR3xwxPHg.

Segunda corrida mais antiga da América do Norte, Pikes Peak é realizada anualmente desde 1916. Também conhecida como “Playground do Diabo” e “Corrida para as Nuvens”, ela tem características únicas, com 156 curvas que serpenteiam ao longo de 20 km para vencer os 1.440 metros de elevação da montanha. Entre outras curiosidades, é a única pista do mundo onde se pode voar de skydive da linha final até a largada.

A primeira SuperVan da Ford foi criada no Reino Unido, em 1971. Era uma Transit equipada com motor central V8 do GT40 e atingia mais de 240 km/h. Em 1984 foi lançada a SuperVan 2, com aceleração ainda maior. A Supervan 3 chegou em 1994, atualizada com um motor de F1.

A SuperVan 4 foi apresentada em 2022, com plataforma totalmente elétrica e 2.000 cv de potência. Para testar o seu desempenho, a Ford decidiu desafiar o recorde aberto de Pikes Peak, de 9 minutos e 24,433 segundos. Romain Dumas, vencedor geral de 2014 e 2016 e recordista de todos os tempos da prova em 2018, foi convidado para pilotá-la.

Como a SuperVan 4 não havia sido projetada originalmente para esse tipo de desafio, a Ford decidiu transformá-la em uma máquina de escalar montanha, a SuperVan 4.2, com um novo trem de força composto de três motores elétricos e 1.400 cv. Foram feitas também modificações na carroceria, freios, suspensão, direção, baterias, inversores e controle de temperatura, com redução de 400 kg no peso.

O objetivo foi alcançado: com o tempo de 8 minutos e 47,682 segundos, a SuperVan 4.2 bateu o recorde na categoria Open Class. E faltou pouco para chegar também ao recorde geral, registrado pelo Wolf TSC-FS da classe Unlimited, com 8 minutos e 40,080 segundos.

“Há muitos motivos pelos quais escolhemos uma van para subir a montanha de Pikes Peak. Tudo o que aprendemos aqui podemos aplicar nos nossos carros de rua. E todos os nossos carros eletrificados daqui para frente serão melhores por causa do que fizemos nessa competição”, diz Mark Rushbrook, diretor global de Motorsports da Ford Performance.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo