A Ford comemora o primeiro ano de produção dos motores Sigma no Brasil, nova família global que equipa o Focus e o New Fiesta.
Primeiro “flex” com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio, o Sigma une a tradição mundial da Ford no desenvolvimento de motores com a tecnologia brasileira da aplicação bicombustível.
O motor Sigma é produzido hoje em três fábricas em três continentes – Brasil, Inglaterra e Índia -, com plataforma global.
Além do Focus, ele equipa a minivan C-Max, o utilitário Kuga, o Volvo C30 e o Mazda 3 vendidos na Europa e outros mercados.
De acordo com Celso Salles, gerente da fábrica da Ford em Taubaté (SP), “o motor Sigma é resultado de um projeto moderno e avançado, concebido para atingir um novo padrão de desempenho, economia de combustível e emissões, com elevada durabilidade e baixo custo de manutenção. Além disso, traz flexibilidade para incorporar novas soluções no futuro, visando ao atendimento das necessidades do mercado”, afirma.
É no complexo industrial da Ford em Taubaté, no interior paulista, que a família Sigma é produzida, e que recebeu investimentos de R$ 600 milhões e praticamente dobrou a sua capacidade de produção com a construção de uma unidade totalmente nova.
Sua linha de montagem, com um quilômetro de comprimento, é a maior em extensão da América Latina e oferece flexibilidade de adaptação para novos modelos.
Entre outros equipamentos, conta com centros de usinagem formados por máquinas de quatro e cinco eixos e modernos testes de performance para garantir a qualidade dos processos de manufatura.
“Nossos processos de usinagem e montagem são flexíveis e vários testes são efetuados ao longo do processo, com rastreabilidade para garantir a qualidade do produto final”, diz Salles. “Embora o motor Sigma já seja produzido em outras fábricas do mundo, a fábrica de Taubaté foi pioneira em novos conceitos de manufatura aplicados à produção, que também foram adotados na fábrica de Chennai, na Índia”, concluiu Celso Salles.