Como resposta às fotos que surgiram na ?internet? nos últimos dias, e que não passavam de montagens, a Ford decidiu divulgar duas imagens do novo Focus RS em testes no circuito de Nurburgring (Alemanha), ainda que devidamente camuflado, de forma a não estragar a surpresa agendada para o Salão de Londres, em julho próximo, onde será apresentado oficialmente.
A Ford confirma a adoção do mesmo motor 2.5 turbo do Focus ST, mas trabalhado para desenvolver mais de 280 cavalos de potência. Para passar toda esta potência à estrada, o Focus RS vai recorrer à transmissão dianteira, associada a um diferencial com autoblocante, em lugar da esperada transmissão às quatro rodas.
Além disso, terá diferencial com deslizamento limitado, para evitar que uma das rodas gire em falso nas arrancadas e saídas de curva. E a isto tudo juntou rodas de 19 polegadas, novos amortecedores e reforços ao nível da suspensão.
O principal mentor do projeto Focus RS é Jost Capito, Diretor da Linha de Veículos de Performance, afirma que ?o novo Focus RS é tão ou mais automóvel para entusiastas da condução como o foi o seu predecessor e os modelos Ford RS do passado. Mantivemo-nos fiéis aos princípios da génese RS de um automóvel acessível de elevadas ?performances?. O novo Focus RS terá os músculos, coração e alma de um RS genuíno e será muito interessante de se guiar todos os dias.?
Segundo a montadora, o programa de testes e desenvolvimento do novo Focus RS vai continuar ao longo dos próximos meses, em antecipação à produção do modelo prevista para o início de 2009.