Detalhes e fotos da nova geração do Mondeo, sedã que será apresentado ao público durante o Salão de Genebra (Suíça), entre 8 e 18 de março, foram divulgadas recentemente. A nova geração do Mondeo deve chegar ao mercado europeu em abril. Tal qual os últimos lançamentos da marca no Velho Mundo, o Mondeo segue a filosofia "kinetic" (cinético) de design.
Na frente, os faróis de linhas angulosas são bastante esticados e as lâmpadas auxiliares seguem seu estilo. No pára-choque, grade cromada e ampla entrada de ar trapezoidal, mesmo formato da grade, que dá origem a um forte vinco que sobe pelo capô e se sobrepõe ao pára-lama. Há ainda mais dois vincos em baixo relevo ornamentando o capô.
Mais dois vincos nas laterais se destacam e a linha de cintura sobe suavemente nas três configurações: "notchback", sedã e perua. Em todas elas, as lanternas são esticadas como o grupo óptico dianteiro. O teto é rebaixado na parte de trás, o que dá ao sedã ar de cupê. No "notchback", a própria tampa do porta-malas forma um aerofólio e, como no sedã, há terceira luz de freio integrada.
Na perua o componente fica no aerofólio. A traseira é imponente, com tampa do porta-malas inclinada e lanternas angulares.
O interior do novo Mondeo tem o mesmo conceito de design da carroceria. O painel tem tela do computador de bordo entre os dois mostradores. No console central, há opção de tela de navegação ao centro, e o sistema de áudio é Sony. Nele também fica o botão de partida. No sedã o porta-malas comporta 535 litros de bagagem, enquanto na perua e no "notchback", com o banco traseiro rebatido, é possível acomodar 1745 e 1460 litros, respectivamente.
O Mondeo será oferecido em quatro versões de acabamento, Ambiente, Trend, Titanium e Ghia, sendo que esta última apresenta detalhes cromados em seu acabamento.
Entre os equipamentos de série, há ar-condicionado de duas zonas, sete "airbags", sistema de prevenção de colisão, faróis direcionais, controle de estabilidade, controle de pressão dos pneus, freio de estacionamento elétrico, entre outros.
A gama de motores a gasolina e turbodiesel inclui seis unidades com nove potências distintas. Os primeiros são 1.6 de 110 cv (cavalos) ou 125 cv, 2.0 de 145 cv, 2.3 de 161 cv e o 2.5 de cinco cilindros e 220 cv. Os diesel são 1.8 com 100 ou 125 cv e 2.0, com 130 ou 140 cv disponíveis. As caixas de câmbio têm opções manuais de cinco e seis marchas, bem como a automática Durashift, também de seis marchas.