Fiesta 2 portas será lançado
em dezembro na Europa.

Chega ao mercado europeu em dezembro deste ano, o novo Ford Fiesta 2 portas. Por enquanto, a Ford Brasil não tem planos de produzi-lo aqui, pois as carrocerias das versões de duas e de quatro portas são bem diferenciadas, o que demandaria custos de novo ferramental.

O consumidor brasileiro aprendeu que é insubstituível a praticidade de um modelo quatro portas, deixando os duas portas apenas para veículos de caráter mais esportivo. Por outro lado, o fato de o novo Ford Fiesta 2 portas vir com controle eletrônico de estabilidade (ESP) e a transmissão eletromecânica “Durashift” pressupõe que ele não será um Fiesta comportado.

Ao que parece, virá com um propulsor mais possante, claro, senão não teria a necessidade de um controlador de estabilidade muito menos de um câmbio tão moderno como esse e cujo princípio tecnológico de concepção se assemelha em muito aos utilizados em modelos de luxo como o Alfa 166.

Esse novo câmbio, conhecido como eletromecânico por ser um câmbio manual e automático ao mesmo tempo, utiliza embreagem e não o tradicional conversor de torque eletro-hidráulico comumente utilizado nas demais transmissões automáticas conhecidas. Essa transmissão que a Ford vai colocar no novo Fiesta 2 portas conhecida como “Durashift” tem cinco velocidades e pode ter os dois tipos de uso, automático e manual. A mudança no modo manual ocorre como nos carros da Audi, é seqüencial. A novidade dessa transmissão que a Ford vai usar primeiramente no Fiesta 2 portas, é que ela permite perdas menores de potência e torque que as transmissões convencionais. Esse novo sistema faz com que o carro tenha respostas mais rápidas e com menor consumo de combustível.

O apelo para a esportividade destacado pela Ford quando da apresentação do modelo 2 portas do novo Fiesta demonstra que ela pretende alcançar os jovens. Com uma traseira mais baixa, com ESP, câmbio esportivo e seqüencial, rodas de liga-leve, motor mais possante (talvez um 1.6 com compressor como o utilizado no Supercharger!), a Ford espera criar um nicho alternativo para os jovens que gostam de esportividade a um custo menor que os dos carros da concorrência. Agora é esperar, dando tempo ao tempo.

continua após a publicidade

continua após a publicidade