A Ford está lançando seis novos modelos de caminhões da linha Cargo: os semipesados C-1721 e C-1722, que oferecem a maior capacidade de carga do segmento, os semipesados C-2622, C-2626 e C-2631, que trazem como novidade a capacidade técnica de carga ampliada em 3.200 kg, e o cavalo-mecânico C-4031, com mais de 300 cv de potência.
Os lançamentos fazem parte da renovação da linha Cargo, com cabine avançada, formada por modelos de peso bruto total combinado de 10,1 a 40 toneladas. São 15 modelos em mais de 350 configurações para as mais diversas aplicações, além de veículos especiais montados de acordo com as especificações do cliente.
O aumento da capacidade de carga nos semipesados Ford Cargo se traduz em ganho de produtividade e maximização nos lucros para o frotista e o caminhoneiro, já que com uma menor quantidade de viagens é possível carregar muito mais carga.
Cargo C-1721 e C-1722
Os novos modelos Ford Cargo C-1721 e C-1722 substituem, respectivamente, os modelos C-1621 e C-1622. Com eles, o transportador ganha 800 kg a mais de capacidade de carga, na versão 4×2, por meio do aumento do peso bruto total técnico de 16 t para 16,8 t, beneficiando-se da tolerância de 5% por eixo, ou 7% no peso total, proporcionada pela Lei da Balança.
Fora essa grande vantagem, tanto o Cargo 1721 quanto o Cargo 1722 são equipados com motor Cummins Turbodiesel Aftercooler (com 208 cv de potência e 72 mkgf de torque no C-1721 e 218 cv de potência e 88 mkgf no C-1722), que permite intervalo de troca de óleo e manutenção somente a cada 30.000 km em serviço rodoviário.
Eles apresentam oito ver-sões diferentes, com opções de pneus, distância entreeixos e relação de eixo, e vêm com preparação para receber terceiro eixo (versão truque sem suspensão). Uma das versões disponíveis do C-1722 é a Kolector, especial para o segmento de coleta de resíduos. Com o aumento do PBT técnico, eles tornaram-se os caminhões com a maior capacidade de carga da categoria, ganhando grande vantagem junto à concorrência.
Cargo C-2622, 2626 e 2631
Os novos modelos Cargo C-2622, C-2626 e C-2631 substituem, respectivamente, os modelos C-2422, C-2425 e C-2630, e trazem como principal novidade o aumento de 3.200 kg na capacidade técnica de carga, além de motores mais potentes menos poluentes, dentro do padrão Euro II. O seu peso bruto total técnico saltou de 23.000 kg para 26.200 kg em comparação aos modelos anteriores. Isso aumentou a capacidade de carga útil mais carroceria para 19.070 kg, 19.050 kg e 18.910 kg, respectivamente, nas condições fora-de-estrada, permitindo que o consumidor se beneficie da tolerância de 5% no peso total do caminhão, em rodovia pavimentada, prevista pela Lei da Balança.
O Cargo C-2622 tem potência máxima de 218 cv, a 2.200 rpm, e torque de 88 mkgf a 1.600 rpm; o Cargo C-2626 oferece potência de 256 cv, a 2.200 rpm, e torque de 106 mkgf a 1.500 rpm; e o Cargo C-2631 tem potência de 303 cv, a 2.200 rpm, com torque de 122 mkgf a 1.500 rpm.
Cargo 4031
O cavalo-mecânico Cargo 4030, com capacidade para puxar semi-reboques de três eixos, teve sua nomenclatura atualizada para Cargo 4031. Essa mudança deve-se ao aumento de potência de 291 para 303 cv, com a liberação do motor Cummins Turbodiesel Aftercooler C8.3 300 Euro II, feita em janeiro de 2002, e reforça junto ao mercado a imagem do caminhão líder de vendas da categoria em 2001 como um cavalo com mais de 300 cv de potência.