Ford lança Ranger preparada para GNV

gnv1110107.jpgCom garantia de fábrica, a partir de 2007, a Ford estará comercializando a Ranger com motor 2.3 a gasolina preparado para conversão ao gás natural veicular (GNV). A idéia da marca é oferecer ao consumidor uma picape mais barata que as versões diesel e bem mais econômica. Segundo a Ford, "a picape a gasolina custa cerca de 30% menos que a versão a diesel e o proprietário pode obter uma economia de até 70% no gasto com combustível usando o gás em vez da gasolina.

Embora a engenharia da Ford tenha trabalhado em conjunto com a White Martins (fornecedora do "kit"), para que o motor 2.3 trabalhasse em perfeita sintonia com o gás, nenhuma Ranger já sai de fábrica com o equipamento. O "kit" GNV – cilindro de gás, válvula do cilindro, válvula de abastecimento, eletro-válvula, redutor de pressão, filtro de fase gasosa, injetores, módulo de controle e comutador – deverá ser solicitado pelo telefone 0800 e será instalado em oficinas credenciadas pela White Martins.

gnv2110107.jpgSegundo a Ford, a Ranger rodando com gás perde um pouco de potência em relação à gasolina. De acordo com os números fornecidos pela montadora, com gás, a Ranger desenvolve 133 cv de potência máxima a 5.250 rpm e 19,46 mkgf de torque máximo a 3.750 rpm. Com gasolina, gera potência de 150 cv a 5.250 rpm e torque de 22,22 mkgf a 3.750 rpm.

Em percurso de estrada, o consumo com gasolina é de 12,6 km/l e de 8,9 km/l na cidade. Com gás, este valor é de 9 km/m3, o que representa uma autonomia adicional de 225 km com cilindro de 25 m3 de gás. Ou seja, se com gasolina o motorista rodar 740 km, com gás ele rodará 965 km.

O cilindro é instalado na caçamba da Ranger, perdendo um pouco de espaço para a bagagem. A partida do motor é sempre feita com gasolina. Um botão no painel permite selecionar a qualquer tempo o combustível desejado. Junto dele, um conjunto de quatro "leds" sinaliza o volume de gás disponível no tanque. Quando o gás acaba, o sistema muda automaticamente para a gasolina. Como esta substituição é suave, um alarme sonoro indica a troca do combustível.

gnv3110107.jpgA Ford Ranger 2.3 a gasolina pode ser encontrada em três versões: Cabine Simples XLS (a partir de R$ 48.290), Cabine Dupla XL (a partir de R$ 51.530), Cabine Dupla XLS (a partir de R$ 57.830) e Cabine Dupla XLT (a partir de R$ 62.320). A instalação de um kit de quinta geração fornecido pela White Martins – BRC custa R$ 5.700 com cilindro de 25 m3, já inclusa a mão de obra. A garantia da Ranger continua de 2 anos ou 50 mil kms, que serve também para o "kit".

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