Apesar dos rumores do fim de sua produção, o pequeno Ka parece cada vez mais vivo na Europa. No Salão de Paris, dia 28/9, a Ford revela duas novas versões esportivas que deixariam nosso XR parecendo um mero banho-de-loja: o Sportka, com a carroceria conhecida, e o Streetka, em formato “roadster” (dois lugares).
O Sportka teve a suspensão reformulada e rebaixada, os freios e a direção revistos, e recebeu um novo motor de 1.6 litro e 95 cv. A Ford o denomina Duratec, mas é o mesmo Zetec Rocam que temos aqui, só que fabricado na África do Sul, onde equipa o Ford Ikon (Fiesta Sedan no Brasil). Rodas de 16 pol, novos pára-choques, pára-lamas alargados e saída de escapamento central respondem pela aparência agressiva. A cor azul das fotos será opção única.
O interior do Sportka traz bancos esportivos (com opção de revestimento em couro), apliques e pomo do câmbio de alumínio, e volante revestido em couro. O Ka europeu não adotou a traseira reestilizada do nacional e ? acredite ? até hoje usa o arcaico motor 1,3-litro Endura-E, de 60 cv, aqui substituído há três anos. Um caso raro de automóvel que se desenvolveu mais no Brasil que no Primeiro Mundo (saiba mais).
A outra novidade, o Streetka, é a versão de produção do carro-conceito mostrado no Salão de Turim de 2000. Embora aquele fosse desenhado pela Ghia, foi a Pininfarina a encarregada de produzir sua carroceria, que segue a decoração do Sportka e tem estilo muito próprio na traseira. A capota pode ser aberta, ainda que manualmente, em menos de meio minuto, e o motor é o mesmo 1.6 litro de 95 cv de potência, com o qual acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos.