No Salão de Chicago, nos Estados Unidos, a Ford apresenta novos modelos que estarão à venda este ano no mercado norte-americano, dando seqüência ao seu plano de renovação da linha de produtos na região.

continua após a publicidade

As novidades incluem o furgão Ford Transit Connect, a picape F-150 Harley-Davidson 2010 e uma versão esportiva do sedã Taurus, com motor SHO EcoBoost de 360 cv. Na oportunidade, a montadora anunciou para 2010 o lançamento de uma versão elétrica da Transit Connect alimentada a bateria.

Em linha com os novos tempos de economia, a Transit Connect foi desenvolvida como opção aos proprietários de pequenos negócios que buscam baixo consumo de combustível, bom espaço para carga e agilidade para entregas urbanas. Sucesso desde o lançamento – quando foi a Van Internacional do Ano na Europa – o modelo vendeu mais de 600.000 unidades em 58 países.

O modelo lançado nos Estados Unidos é equipado com motor Duratec 2.0 L de quatro cilindros, com 134 cv ( a 6.300 rpm) e 17,7 kgfm ( a 4.750 rpm), com câmbio automático de quatro velocidades.

continua após a publicidade

Detalhes de “design”, como a grade dianteira e acabamentos internos, também foram adaptados ao estilo norte-americano. A proposta da Transit Connect é dar aos pequenos empresários uma opção que realmente atenda às suas necessidades, sem ter de adaptar uma minivan tirando os bancos e comprometer suas funcionalidades.

Ela vem equipada de série com direção hidráulica, air bags frontais e laterais, freios ABS nas quatro rodas, monitoramento de pressão dos pneus e rodas aro 15 com pneus 205/65 R. O compartimento de carga acomoda 3,8 metros cúbicos e 597 kg.

continua após a publicidade

Produzida na Turquia, oferece versões com ou sem janelas traseiras e laterais e a opção de uma segunda fileira de bancos rebatível, com dois ou três assentos para o transporte de passageiros.

A Ford anunciou também o lançamento, em 2010, de uma versão elétrica da Transit Connect usando a mesma plataforma global, o primeiro produto de seu plano agressivo de produção de veículos elétricos. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Smith Electric Vehicles, líder do segmento de veículos comerciais elétricos.