O novo Ka 2012 reestilizado não deixa ninguém de boca aberta, mas causa boa impressão. Esteticamente, não dá para negar que ficou mais moderno e mais atraente.
A reestilização promovida agora pela Ford até rejuvenesceu o modelo, principalmente pela grade dianteira em formato trapezoidal. Mas as lanternas com aparência “tunada” não ajudam a estética do carro.
O Ka 1.0 avaliado pelo Jornal do Automóvel é um carro de entrada e seu interior não nega. O conforto no banco traseiro não é para adultos, mas para crianças. Os dois ocupantes dos bancos dianteiros contam com um espaço condizente com a proposta de carro compacto.
O porta-malas, de 263 litros, não é projetado para grandes aventuras. Seu quadro de instrumentos com novos grafismos e iluminação branca melhoraram a leitura. A coluna de direção não oferece ajuste de altura e profundidade. Isso significa que, dependendo da altura do motorista, o volante impede a leitura do painel ou espreme a perna do motorista.
A visibilidade é boa. A mudança no isolamento da suspensão traseira melhorou a vida no habitáculo.
A suspensão filtra bem as imperfeições do solo. O porta-malas, de 263 litros, não é projetado para grandes aventuras.
Seu motor dianteiro, transversal, 999 cm³, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, tem comando simples de válvulas no cabeçote e balancins roletados.
Injeção multiponto e acelerador eletrônico. Desenvolve 9,2 kgfm de torque a 4.750 rpm, quando abastecido com álcool.
O veículo que pesa 936 quilos tem acelerações e retomadas satisfatórias. Em termos de desempenho, o Ford Ka vai de 0 a 100 km/h em 14,8 segundos e a velocidade máxima é de 162 km/h.
Os índices de consumo, de acordo com a marca, são de 10,2 km/l (álcool) e 15,2 km/l (gasolina).
A transmissão manual de cinco velocidades tem relação curta, o que torna o carrinho ágil na cidade. A tração dianteira. O silêncio no interior do habitáculo também agrada.
Com o peso concentrado entre os eixos dão grande estabilidade ao Ka. Nas curvas, a menção de desgarrar do asfalto é pequena e o carro se mostra bem acertado para uma condução mais ousada.
A dirigibilidade do Ka é boa em virtude da nova suspensão firme e bem calibrada. Em termos de desempenho, o Ford Ka vai de 0 a 100 km/h em 14,8 segundos e a velocidade máxima é de 162 km/h.
Os índices de consumo, de acordo com a Ford, são de 10,2 km/l (álcool) e 15,2 km/l (gasolina).
Mas isso depende da maneira de dirigir de cada um. Para os que não procuram por um compacto de baixo custo e que tenha apelo visual, vale a pena fazer um “test-drive” com o simpático Ka 1.0 da Ford. Mas lembre-se que ele não foi projetado para carregar uma grande família.