Ford Iosis, um protótipo futurista

ja612.jpgO destaque do estande da Ford no Salão de Frankfurt será o Iosis, protótipo futurista que segue as linhas do SAV, modelo conceitual apresentado em março, na mostra de Genebra (Suíça). O salão alemão abre suas portas a partir desta quinta-feira. Segundo a marca norte-americana, o carro não é apenas um conceito, mas também a tendência de estilo dos futuros veículos da montadora no Velho Continente. Um automóvel consistente, agressivo e moderno. A afirmação é de Martin Smith, vice-presidente do departamento de Design da Ford Europa.

Tanto os faróis como as lanternas apresentam desenho agressivo. O grupo ótico é uma novidade: com linhas bem firmes e angulosas, ele flanqueia a grade do radiador (mescla de Ford Crown Victoria com Lincoln Town Car) e faz contraponto às entradas de ar triangulares inferiores (provenientes da ?pick-up? F-150), dispostas sobre o pára-choque. O contorno das caixas de roda dianteiras e traseiras, pouco modificadas, são provenientes do Mazda RX-8, assim como a ?idéia? de abolir a coluna B configuração que fez sucesso na Lincoln Continental nos anos 1960.

ja613.jpgO principal destaque do Iosis fica por conta das portas, que se abrem como asas de gaivota. O recurso foi muito aplaudido na edição 2003 do Salão de Frankfurt, com o superesportivo SLR McLaren, da Mercedes-Benz. Na dianteira, as entradas de ar cromadas, em forma de trapézio invertido, chamam a atenção. A grade do radiador também utiliza cromo como material principal.

A linha do teto rebaixada, que segue o traçado do porta-malas, dá ao Iosis aspecto de cupê. Na lateral, com desenho agressivo, os destaques são as rodas de 20 polegadas e a ausência de espelhos retrovisores. O recurso foi substituído por câmeras, instaladas na parte traseira. Seu interior combina refinamento, por meio da utilização de couro, com futurismo, com materiais de acabamento como alumínio e borracha.

Um dos destaques da cabine é o volante, finalizado em couro laranja e grafite. A alavanca do câmbio foi herdada dos modelos de competição do Campeonato Mundial de Rally. O modelo conceitual conta ainda com sistema de navegação controlado por meio de tela no painel central e câmeras. O console longo, que divide os assentos, também chama a atenção.

O contato com o solo acontece por intermédio de rodas aro 20 polegadas, em forma de estrela de cinco pontas, bem calçadas, claro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo