Depois de apresentá-lo na Feira Internacional de Eletrônica e Consumo de Las Vegas (CES 2011), a Ford iniciou a produção do Focus Electric nos EUA, um dos carros mais importantes da marca.
Esse “hatch” vai marcar a entrada da montadora norte-americana no segmento de veículos totalmente elétricos, onde um dos destaques é o Leaf da Nissan. Essa também foi à chance que a Ford teve para divulgar as primeiras informações sobre potência, consumo e tempo de carga que, no caso desses tipos de automóveis, são características importantes para conquistar consumidores.
O Focus Electric será equipado com um motor capaz de desenvolver até 92 Kw (força equivalente a 123 cv) que faz o carro atingir velocidade máxima de 136 km/h e rodar até 160 km com uma só carga. Falando nisso, de acordo com a Ford, para repor a energia das baterias, basta conectá-lo em qualquer tomada de 240 volts e esperar no máximo três horas.
Apenas para efeito de comparação, esse tempo é a metade do que o Nissan Leaf precisa para ser recarregado. Ainda de acordo com a montadora norte-americana, com US$ 2,10 (cerca de R$ 3,90) é possível rodar até 125 km e o consumo médio do veículo é equivalente a 42,5 km/l, caso fosse movido à gasolina.
Da lista de equipamentos do Focus Electric “hatch” consta o sistema de entretenimento Sync com nove alto falantes, câmera de ré, sistema de partida por botão, rodas aro 17″ e faróis de xenônio. De acordo com a Ford, o revestimento em couro para os bancos e a pintura são os únicos itens opcionais. O nicho de mercado que a Ford adentrará com o lançamento do Focus Electric está dominado pelo Nissan Leaf e Chevrolet Volt nos Estados Unidos. Os preços do veículo partem de US$ 39.975 (R$ 74.250,00) nos EUA.