O Ford GT 40, superesportivo que dominou as pistas nos anos 60, completou 40 anos e se prepara para voltar em grande estilo, com o lançamento do Ford GT 2005 nos Estados Unidos.
Ao contrário do carro original, projetado só para as pistas, o novo modelo foi feito para andar nas ruas, impulsionado por um motor V8 SuperCharger DOHC de 5.4 litros e 550 cv, com câmbio manual de seis marchas. Mas, curiosamente, como ocorreu há quatro décadas, seu objetivo é novamente desbancar o domínio da Ferrari.
O Ford GT 40 nasceu como resposta ao insucesso de Henry Ford II, então presidente da Ford, na tentativa de comprar a marca italiana no início dos anos 60. Impressionado com o desempenho das Ferrari, na época imbatíveis nas pistas, ele já havia acertado o negócio por US$ 18 milhões. Mas o comendador Enzo Ferrari desistiu de se desfazer da empresa na última hora.
Henry Ford II, então, reuniu o seu melhor time de engenheiros e lhes deu uma missão: construir um carro que passasse das 200 milhas por hora (cerca de 321 km/h) para derrotar as Ferrari. O primeiro grupo de engenheiros veio da Inglaterra, incluindo Eric Broadley, projetista dos carros de corrida da Lola, Carrol Shelby, criador do Cobra, e John Wyer, que já havia trabalhado na Aston Martin. Dessa reunião de profissionais de ponta nasceu a chamada FAV Ford Advanced Vehicles.
O nome do carro veio da combinação da sigla GT (Gran Turismo, categoria do automobilismo europeu) com o número 40, que correspondia à altura da carroceria em polegadas, responsável pelo seu visual agressivo. A primeira versão, o GT 40 Mark I, teve vários motores centrais, incluindo o V8 4.7 de 390 cv e transmissão de cinco marchas, que levavam o carro perto dos 320 km/h. Ele estreou em 1964, nos Mil Quilômetros de Nurburgring, na Alemanha, e chegou a ocupar o segundo lugar. Mas problemas mecânicos o tiraram da prova, o que voltou a se repetir ao longo do campeonato.
O Ford GT é um exemplo da paixão da Ford pelas pistas. Antes mesmo de fundar a companhia, em 1903, Henry Ford venceu sua primeira corrida, o “campeonato mundial” no circuito de Grosse Point, pilotando seu Sweepstakes 1901 com motor 8.8 L de dois cilindros, a 70 km/h. Ele sabia a importância desses feitos para conquistar a confiança do público, e principalmente dos investidores, para o seu produto.
O Ford GT 40 cumpriu a promessa e entrou definitivamente para a galeria dos superesportivos. O Ford GT 2005, criado pelo “designer” Camilo Pardo, mantém a identidade de estilo e o mesmo espírito vencedor do veterano, com o uso de tecnologias de ponta e soluções inovadoras de engenharia.