Imagens e informações do Focus ST 2012, variante esportiva de seu “hatch” médio foram liberadas pela Ford.
O modelo “hatch” esportivo será exibido no Salão de Paris, entre 2 e 17 de outubro deste ano. Sob o capô tem um motor 2.0 16V turbo EcoBoost de 250 cavalos de potência. O propulsor foi definido pela própria montadora como um “intoxicante coquetel de ótima performance e dirigibilidade com um som viciante”.
A montadora americana mantém em sigilo as demais informações técnica do esportivo Focus, mas o para-choque dianteiro, com sua grande área para a refrigeração do radiador, bem como as rodas avantajadas com pneus de perfil baixo e a saída de escape central, não escondem a proposta esportiva do modelo. Nas imagens ao lado também é possível notar a presença de um câmbio manual com 6 marchas.
O Focus ST se distingue pelos pára-choques dianteiro com ampla tomada de ar e o traseiro com saída de escapamento centralizada, saias laterais, aerofólio maior, novos retrovisores e rodas que deixam à mostra as pinças de freio pintadas de laranja.
A cor Mandarina Scream é exclusiva da esportiva versão. Seu interior segue a estética externa e tem revestimento que combina preto e laranja. Os bancos dianteiros em formato de concha trazem o logotipo ST bordado nos encostos, marca também presente na alavanca do câmbio e no volante. O console central tem novos apliques e três mostradores na parte superior.
Embora o Focus 2012 esteja confirmado para o mercado brasileiro para meados de 2013, a Ford informa que o Focus ST será comercializado somente na Europa e na América do Norte, com início de vendas previsto para o primeiro semestre de 2011.
O Focus 2012 foi desenvolvido na Alemanha e possui plataforma global que partilhará 80% de suas peças em 120 mercados. A mesma base do “hatch” médio será utilizada por pelo menos 10 novos veículos da fabricante ao redor do mundo.