Apenas 30% dos componentes do Focus básico são mantidos nesta versão. |
O tempo que muitos carros gastam para ir de 0 a 100 km/h, o novo Focus RS, com motor Duratec RS 2.0l, com avançado sistema de turboalimentação Garrett, precisa para chegar a 160 km/h.
Lançado na Europa em setembro último, o carro tem como inspiração o Focus WRC (World Rallye Championship), para um público que aprecia modelos que proporcionam satisfação ao dirigir, precisão ao volante e que possuam visual e desempenho esportivos. Somente capô, portas, faróis e lanternas são os mesmos do Focus básico. O resultado dos pára-lamas mais largos, pára-choque com “spoiler” acentuado e amplas tomadas de ar, “spoiler” traseiro e rodas OZ Racing de 18 polegadas com pneus Michelin 225/40 é excelente e deixa com água na boca quem já aprecia o “hatch” comercializado em nosso País.
Turbo Garrett
Destinado a um pequeno nicho de mercado, o novo modelo também reedita a marca RS, criada pela Ford em 1969, com o Escort RS 1600. A produção do Focus RS prevê apenas 30 unidades por dia, o que corresponde à média de 600 veículos/mês.
O turbo Garrett modelo GT 2560LS é o primeiro sistema de superalimentação para motores a gasolina com turbina de aço inoxidável e suas dimensões foram projetadas para o melhor compromisso entre a admissão da mistura e a resposta do sistema, assim como reduzir a característica resposta do motor, conhecida como “turbo lag”, no momento em que entra em atuação. O conjunto eleva a potência original do motor Duratec de 130 cv para 215 cv, o que permite ao Focus RS aceleração de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e atingir a velocidade de 160 km/h em apenas 15,5 segundos.
Sistemas otimizados
Com esses predicados, o Focus RS se torna um autêntico veículo de competição para utilização normal, em ruas e estradas. Os principais sistemas do automóvel, como chassi, suspensão e freios foram otimizados para manter as características de competição e o mesmo ocorreu com uma série de componentes, como os bancos Sparco, rodas O.Z. Racing, freios Brembo, diferencial Quaite e embreagem Sachs Racing. A montadora não informou quando o carro estará disponível no Brasil e qual seria o preço do esportivo Focus RS.