Focus, o “hatch” médio da Ford foi construído para um público exigente, que gosta de guiar. Os donos não ficam atrás do volante apenas por necessidade. Há uma interação muito grande entre homem e máquina.

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A segunda geração do Focus adota o estilo “kinetic”, que mescla linhas angulosas e musculosas. A frente é bem harmoniosa e arrojada. O modelo fabricado na Argentina tem amplo espaço interno e acomoda com conforto cinco adultos.

E seu porta-malas de 328 litros tem um dos melhores vãos de acesso do compartimento. O isolamento acústico é outro ponto positivo. Pouco se ouve o ronco encorpado do motor Duratec. Mas em asfalto áspero, o ruído dos pneus dianteiros com o solo penetra no habitáculo, incomodando o motorista.

Internamente o Focus GLX 2.0 Flex (avaliado pelo Jornal do Automóvel), tem bom acabamento, e moderno painel com recursos de muita tecnologia. Por dentro, a novidade é uma tampa no console central para esconder o cinzeiro.

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O acabamento do Focus é bem feito e tem linhas sóbrias. Há dois porta-copos no console central e um porta-objetos que serve de descansa-braço. Os porta-trecos das portas, contudo, são pouco espaçosos e práticos.

Os acessos aos bancos dianteiros são facilitados pelo bom vão das portas, mas atrás os ocupantes precisam fazer certo contorcionismo devido ao caimento da terceira coluna.

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Equipado com motor 2.0 Flex de 148 cv de potência com álcool, entregues aos 6.250 rpm, para arrancar da inércia e alcançar os 60 km/h, o Focus Hatch precisa de cinco segundos cravados, tempo que sobe para 11,6 segundo na aceleração do 0 (zero) aos 100 km/h.

E para ir do 0 aos 120 km/h são necessários 16,6 segundos. Nas retomadas, o Focus Hatch tem melhor rendimento. O câmbio joga os giros lá em cima nas reduções, pegando a faixa de torque máximo (19,4 kgfm aos 5.250 rpm).

Sua larga carroceria e bem rígida torce muito pouco, mesmo nas manobras mais intensas. A suspensão independente nos dois eixos (McPherson na frente e Multilink, atrás) dão ao Focus Hatch um comportamento muito seguro.

Quando abastecido com álcool, o Focus mostra médias razoáveis. São 6,4 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada. Com gasolina, as médias são superiores: 8,2 km/l (urbano) e 14 km/l (rodoviário).

As respostas ao acelerador e aos movimentos da direção têm grande precisão, e o “hatch médio” da Ford se mantém sereno sobre o asfalto. A sensação é de que se pode tudo.

O carro é firme o tempo inteiro, sem deixar de ser oferecer conforto. A suspensão tem ajuste primoroso, sobretudo atrás. Resumindo: o Focus Hatch continua sendo referência em comportamento dinâmico e robustez dentro do segmento de “hatchs” médios do mercado brasileiro.