O CEO da Ford, Alan Mulally, revelou semana passada, na Índia, o Figo, “hatchback” baseado no Fiesta comercializado no Brasil, mas com “design” e elementos mecânicos criados especificamente para torná-lo competitivo no mercado do país asiático.

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A montadora norte-americana não forneceu detalhes técnicos do modelo, como a motorização, mas informa que investirá US$ 500 milhões na unidade fabril de Chennai para dobrar sua capacidade produção e atingir a marca de 200 unidades do Figo entregues por ano. De inicio, a fabricante diz apenas que o Figo será vendido localmente, mas destaca que “a importância do Figo vai além das fronteiras do país. Queremos colocar a Ford India no papel de um grande exportador mundial”.

Como o Figo foi pensado para um país emergente, e tendo em vista a declaração da marca, é possível que seja vendido também em outros países com características semelhantes.

Pelo que se nota, a intenção declarada da Ford é aumentar sua participação na Índia, onde 70% das vendas são de veículos compactos e, para isso, aplicou até mesmo o estilo “kinetic” para deixá-lo mais atrativo.

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“Nós estamos confiantes que o Figo seja bem aceito pelos indianos e que ele ajude a Ford a se tornar uma marca de grande volume e importante na Índia” disse Alan Mulally.

Apesar do tamanho do país e da sua população, estimada em 1,1 bilhão de habitantes, o mercado automobilístico da Índia é relativamente pequeno, pois, no ano passado, foram vendidos apenas 1,5 milhão de automóveis no país, 70% dos quais de carros pequenos.

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Além de carros, a nova planta produzirá motores diesel e gasolina para abastecer veículos locais e para exportação com destino a mercados da Ford na Ásia Pacífico e África. A Ford Índia produz, atualmente, o Ikon, Fusion, e Fiesta.