Ford Edge SEL é uma mescla de SUV com sedã

Difícil de entender, mas o Brasil é o país onde o mercado de luxo mais cresce. Por isso, a oferta de veículos mais caros, especialmente os utilitários esportivos, é cada vez maior entre nós.

Assim, ignorando a crise, para aproveitar esse nicho de mercado, a Ford trouxe para o País o “crossover” Edge, produzido em sua fábrica de Ontário, no Canadá.

Trata-se de um grandalhão de formas robustas, que chama a atenção de todos por onde passa, principalmente quando se para num sinaleiro. O Edge reúne as características de utilitário-esportivo e carro de passeio.

O modelo é comercializado no Brasil apenas na versão SEL, equipada com motor 3.5 litros V6, de 269 cv de potência e 35 kgfm de torque, e câmbio automático de seis velocidades.

O desenho do Edge destaca sua robustez. Na frente tem grade de barras paralelas largas e cromadas, semelhante à do Ford Fusion.

É o estilo Bold Design, que de acordo com a Ford, tem área envidraçada reduzida para conferir aspecto mais esportivo.

O “crossover” da Ford tem aspecto imponente e formas musculosas, com pára-lamas salientes.

Em seu interior, acabamento sofisticado, com revestimento em couro e materiais de boa qualidade no painel, com todos os comandos à mão do motorista, e bom espaço para cinco ocupantes.

Seu porta-malas tem capacidade para 908 litros, mas até o teto. Com os bancos rebatidos, sobe para 1.970 litros. É espaço de sobra para a bagagem de toda a família.

A eletrônica está presente por todos os lados, como nos retrovisores externos, com memória de posição; sistema de entretenimento Sync, que integra equipamentos de som (CD Player, MP3, entradas USB para iPod), DVD e telefone celular, com tela do tipo “touch screen”.

Tem sistema de navegação instalado, mas sem os mapas. Seu volante multifuncional, além das tarefas comuns, como o acionamento do piloto automático, permite o ajuste da ventilação e da temperatura do ar-condicionado.

Conta ainda com teto solar duplo panorâmico, bancos dianteiros com ajuste elétrico e memória, banco traseiro reclinável e bipartido, sistema AWD (tração permanente nas quatro rodas) e o AdvanceTrac, que distribui o torque nos dois eixos de acordo com a aderência do piso.

Durante a avaliação, o Ford Edge mostrou que tem motor de sobra, com muita força e potência que garante arrancadas rápidas e retomadas seguras.

Mas por questão de segurança sua velocidade é controlada eletronicamente em 180 km/h.

O câmbio automático tem marchas bem escalonadas e faz mudanças de forma suave, quase que imperceptível.

O carro tem bom comportamento em curvas, com pouca inclinação da carroceria e boa estabilidade. O sistema de freios mostrou-se eficiente e a direção, bem calibrada. O Edge tem grande chance de repetir, aqui, o sucesso Fusion. (BN)

Ficha técnica

Motor: gasolina, dianteiro, longitudinal, V6, 24V, DOHC
Cilindrada: 3.496 cm3
Diâm. x cur.: 92,5 x 86,7 mm
Taxa de compressão: 10,3: 1
Potência: 265 cv a 6 250 rpm
Torque: 34,6 mkgf a 4 500 rpm
Câmbio: automático de 6 marchas, tração dianteira
Carroceria: crossover, aço estampado, 5 portas, 5 lugares
Dimensões: comprimento, 471 cm; largura, 192 cm; altura, 170 cm; entreeixos, 282 cm
Peso: 1 588 kg
Peso/potência: 6,0 kg/cv
Peso/torque: 45,9 kg/mkgf
Porta-malas/caçamba: 900 litros
Tanque: 73 litros
Suspensão dianteira: montada em subchassi, com barra estabilizadora. McPherson.
Suspensão traseira: multilink
Freios: discos nas 4 rodas, com ABS
Direção: hidráulica, do tipo pinhão e cremalheira
Pneus: 245/60, aro 18. Rodas: alumínio, aro 18
Equipamentos: ar-condicionado, airbags, bancos de couro, computador de bordo, rádio com CD player, volante mul,tifuncional, piloto automático, freios ABS, rodas de alumínio, controle de estabilidade Advanced Trac e sistema anti-roll RSC
Preço sugerido: R$ 149.700,00

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