Revolução e inovação no conceito dos “crash tests”: – no futuro, eles também serão virtuais.
Esse é o novo projeto que está sendo desenvolvido pela Ford Motor Company, uma das empresas com mais tradição em inovações, em parceria com a Universidade Wake Forest e a Virginia Tech, nos Estados Unidos.
A idéia inicial é proporcionar aos estudiosos dos processos de segurança da Ford, recursos de como melhor entender as forças de colisão. E o estudo começa pela segurança das mulheres grávidas. Modelos desenvolvidos por computação mostram como as estruturas do esqueleto, órgãos internos e cérebro, são afetadas por uma colisão frontal – muito mais graves, no caso de grávidas ao volante.
Dados coletados pela Virginia Tech-Wake Forest University School of Biomedical Engineering ajudarão os pesquisadores da Ford em relação a importantes informações sobre o comportamento das mulheres grávidas e seus bebês dentro de um carro e como melhorar suas condições de sobrevivência em caso de colisão.
O projeto voltado para os “dommies” que representam mulheres grávidas está sendo desenvolvido com novos métodos e técnicas de informações sobre a geometria interna de uma grávida com recursos de ressonância magnética e tomografia computadorizada, incluindo o tamanho exato e a localização do útero, placenta e feto.
Assim, o primeiro passo é a utilização adequada do cinto de segurança, especialmente pelas mulheres grávidas: elas devem dirigir sempre com o cinto de segurança devidamente apertado, dentro do que o conforto permitir e o encosto do banco na posição vertical.
A parte do cinto que cobre o ombro deve se posicionar no meio do ombro e no meio do peito. A grande vantagem do projeto de “dummies” virtuais, é que os modelos computadorizados são muito mais “humanos” pois permitem uma análise mais completa de todas as condições e reações simuladas que acontecem “por baixo da pele”, isto é, no interior do corpo do boneco, durante uma colisão.
Com os novos recursos pode-se entender e melhor avaliar a biomecânica das mulheres grávidas e desenvolver modelos virtuais muito mais eficazes para os testes de impacto.
A idéia de modelos computadorizados de corpo humano, que simulam os seres humanos em detalhe, é um projeto para ajudar os pesquisadores a melhor entender o que acontece num acidente. A Ford enfatiza suas preocupações em reduzir algumas conseqüências graves nos milhares de acidentes que acontecem.