Ford comemora centenário do Modelo T

Veículo que pôs o mundo sobre rodas, o Ford Modelo T completa 100 anos em outubro.

Diversos eventos regionais estão programados para comemorar a data durante os próximos seis meses.

“Henry Ford e seu Modelo T ajudaram a mudar a paisagem da América no século passado, tornando o automóvel acessível para o cidadão comum”, disse Bill Ford, presidente do Conselho da Ford e descendente de Henry Ford. “O sonho do meu tataravô nasceu de um espírito genuíno de inovação, que hoje continua vivo em tudo o que fazemos na Ford. E o melhor modo de celebrarmos a honra do Modelo T é continuar a redefinir a sua visão para este século, produzindo veículos mais seguros, limpos, eficientes e acessíveis.”

Passado e presente

O Modelo T entrou para a história em 1.º de outubro de 1908. Henry Ford o chamava de “carro universal”. Ele tornou-se sinônimo de transporte barato e confiável, capaz de chegar a lugares em que outros carros e carroças ficavam pelo caminho, nas estradas ruins.

Com isso, ganhou a aprovação de milhões de americanos, que o apelidaram carinhosamente de “Tin Lizzie”, ou “Lizzie de lata” (personagem famosa da época, Lizzie era uma empregada muito prestativa).

O primeiro Modelo T (um roadster de duas portas) foi vendido por 825 dólares, uma verdadeira pechincha em comparação com outros carros. Ainda mais impressionante é que, durante os 19 anos de produção, a Ford baixou continuamente o seu preço, graças aos ganhos de eficiência na manufatura, que incluíram a introdução da linha móvel de montagem em 1913. O Modelo T figura também como o primeiro carro realmente global da indústria. Em 1921, ele respondia por quase 57% da produção mundial de automóveis.

“Da mesma forma que o Modelo T, o Novo Fiesta estabelece um padrão de valor no mercado”, disse Alan Mulally, presidente da Ford. “Com uma demanda mundial crescente por transporte seguro e econômico, a Ford tem um carro durável e de alta qualidade, acessível para um maior número de consumidores.”

Em 1.º de outubro de 1908 foi montado o primeiro Modelo T para venda. Foi o primeiro automóvel de baixo preço e produção em massa com peças padronizadas e intercambiáveis.

Equipado com um motor de quatro cilindros de 20 hp, atingia a velocidade máxima de aproximadamente 72 km/h, pesava 550 kg e rodava de 5,5 a 9 km com um litro de combustível.

Hoje, a Ford traz esse mesmo conceito na linha Fiesta, que está em praticamente todos os mercados do mundo, incluindo Europa, Ásia, África do Sul, Austrália e Américas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo