O ícone Ford Mustang comemora no dia 17 de abril seu 45.º aniversário de existência com um evento de quatro dias em Birmingham, Alabama, nos Estados Unidos. A celebração fará tributo às cinco gerações históricas do Mustang.
Chamado de versão 1964, pois foi lançado no meio do ano, o modelo original superou as expectativas. A Ford contava com volume anual de 100.000 unidades, mas no primeiro dia as reservas chegaram a 22.000 e, 12 meses depois, havia 417.000 Mustang nas ruas.
Em dois anos, as vendas chegaram a 1 milhão. O nome do carro foi emprestado do famoso avião da Segunda Guerra P-51 Mustang, mas o emblema do cavalinho com o tempo ganhou vida própria. O mito do carro cresceu com a coleção de vitórias nas pistas, tanto nos Estados Unidos como em competições internacionais.
Bancos individuais e alavanca de câmbio montada no assoalho foram outras inovações do Mustang logo copiadas por outros fabricantes. A linha nasceu com seis versões de motores, desde o seis cilindros, de 101 cv, até o potente V8 de 271 cv, com preço a partir de apenas US$ 2.368 dólares.
A geração atual surgiu em 2005, com design inspirado no Mustang do final dos anos 60s, movimento classificado como “retro-futurismo”. Além dos motores V6 4.0 L de 210 cv e GT V8 4.6 de 300 cv, ela inclui a versão especial Shelby GT500, com motor V8 5.4 L de 456 cv.
Com a introdução do motor Supercharger, em 2008, este último passou a oferecer 500 cv. O Shelby GT500 “King of the Road” elevou a potência para 548 cv e tornou-se o Mustang mais potente fabricado pela Ford.
O mito do carro cresceu com vitórias que conquistou nas pistas, tanto nos Estados Unidos como em competições internacionais. No cinema, ele também teve participações marcantes, como em Goldfinger, com James Bond, e Bullit, ao lado de Steve McQueen. Considerado um ícone dos chamados “muscle cars”, o Mustang é produzido até hoje e tem uma legião de admiradores espalhados pelo mundo.