O C-Max Energi é o novo híbrido “plug-in” da Ford, que oferece economia de combustível e nível reduzido de emissões de CO2, com estilo atraente e interior versátil e elegante.
Derivado do C-Max de cinco lugares, o Energi, que começará a ser vendido nos próximos anos, foi mostrado no Salão Internacional do Automóvel de Buenos Aires.
Projetado para obter a qualificação AT-PZEV (Veículo com Tecnologia Avançada de Emissões Parcialmente Zero), o Ford C-Max Energi proporciona máximo aproveitamento de combustível.
A exemplo do Fusion Hybrid, vendido no Brasil, ele combina um motor elétrico alimentado por bateria de íons de lítio e um motor a gasolina de ciclo Atkinson, de alta eficiência.
A partida é sempre feita no modo elétrico e o motor a gasolina só entra em operação quando necessário. O Ford C-Max Energi alcança uma autonomia total de mais de 800 km, combinando os dois motores, tornando-se o veículo híbrido “plug-in” de maior autonomia do mercado e também um dos mais econômicos, rodando mais de 17 km por litro de combustível.
O Ford C-Max Energi vem com um plugue de cinco pontos padronizado, confortável de segurar, durável e com “design” diferenciado. Tem acabamento em borracha preta, que torna o manuseio firme e confortável, e cabeça em plástico branco resistente para proteger os componentes eletrônicos.
A recarga diária da bateria maximiza a autonomia do veículo no modo totalmente elétrico. A eficiência do sistema de bateria permite que o C-Max Energi seja totalmente recarregado durante a noite, bastando ligá-lo a uma tomada de 220 volts. O oval azul Ford ajuda na identificação imediata do dispositivo.
Seu quadro de instrumentos traz ainda o novo recurso MyView, que permite ao motorista acessar outros dados do veículo, como consumo elétrico dos acessórios e do ar-condicionado, que influenciam a economia de combustível e a autonomia do C-MAX Energi no modo elétrico.
Outra novidade é a função Brake Coach, de orientação de frenagem, que ensina o motorista a aperfeiçoar o uso dos freios regenerativos para recuperar a energia cinética e enviá-la de volta para a bateria, diminuindo ao mesmo tempo o desgaste do sistema.
Com o sistema de gestão de potência, os motores elétrico e a combustão do Ford C-Max Energi podem trabalhar em conjunto ou separados para maximizar a eficiência.
No final de cada viagem uma tela mostra a distância percorrida, a economia obtida pelo freio regenerativo, o combustível consumido (média e total) e uma escala de frenagem regenerativa.