No Salão de Genebra deste ano, a Ford apresentou uma série de novidades, a começar pela estréia do novo Fiesta europeu, derivado do conceito Verve, que serve de base à nova família global de carros compactos da marca, além do novo Focus conversível, do crossover Kuga e da linha ECOnetic de veículos de emissão ultrabaixa.

continua após a publicidade

O novo Fiesta europeu é o primeiro exemplo da nova estratégia global de desenvolvimento de produto da Ford. Ele começa a ser produzido no segundo semestre de 2008 na fábrica de Colônia, na Alemanha. Em 2009, será montado também em Valência, na Espanha, e em 2010 chega aos mercados da Ásia e América do Norte.

A linha oferece cinco opções de motores: os modelos a gasolina Duratec 1.25 (de 60 e 80 cv), 1.4 (de 91 cv) e 1.6 Ti-VCT (de 115 cv); e diesel Duratorq TDCi de 1.4 litro (68 cv) e 1.6 (90 cv), com transmissão manual de cinco velocidades, ou automática de quatro marchas (para o motor Duratec 1.4). Sua carroceria de formas musculosas, sofisticadas e elegantes espelha a essência do design Kinetic e representa um salto em termos de construção, qualidade dos materiais e leque de opções.

Embora mantenha as dimensões compactas, o novo Fiesta é leve e robusto, devido à utilização de aços de resistência ultra-elevada que trouxeram um ganho significativo na rigidez estrutural. O sistema de segurança com airbag de joelhos para o motorista, a direção com assistência elétrica e a partida sem chave por um botão no painel são outras novidades. O interior do veículo traz soluções futuristas inspiradas nos telefones celulares, com comandos intuitivos no console central e no volante. Entradas USB e auxiliar para MP3 e ligações Bluetooth também estão presentes.

Estreou também em Genebra o novo Focus Coupé-Cabriolet, que complementa a linha na Europa. Produzido na fábrica da Pininfarina, parceira da Ford no seu desenvolvimento, ele conta com a opção dos motores a gasolina Duratec 1.6, de 100 cv, Duratec HE 2.0, de 145 cv, ou diesel Duratorq 2.0 TDCi, de 136 cv, com transmissão manual de cinco velocidades ou automática.

continua após a publicidade

Além de airbags frontais e laterais de série, o novo Focus conversível tem um dispositivo de proteção em caso de capotamento com sensores eletrônicos e giroscópio que acionam duas barras de segurança, ultra-resistentes, num décimo de segundo. Ele também dispõe de partida sem chave, sistema de deteção de perda de ar nos pneus, sistema de navegação com cartões ?SD? e DVD com tela de 7 polegadas. Tem capacidade para quatro passageiros e é referência em espaço para bagagem: acomoda 534 litros com a capota levantada, ou 248 litros com ela guardada.