O novo Fiesta europeu é o primeiro exemplo da nova estratégia global de desenvolvimento de produto da Ford. Ele começa a ser produzido no segundo semestre de 2008 na fábrica de Colônia, na Alemanha. Em 2009, será montado também em Valência, na Espanha, e em 2010 chega aos mercados da Ásia e América do Norte.
Embora mantenha as dimensões compactas, o novo Fiesta é leve e robusto, devido à utilização de aços de resistência ultra-elevada que trouxeram um ganho significativo na rigidez estrutural. O sistema de segurança com airbag de joelhos para o motorista, a direção com assistência elétrica e a partida sem chave por um botão no painel são outras novidades. O interior do veículo traz soluções futuristas inspiradas nos telefones celulares, com comandos intuitivos no console central e no volante. Entradas USB e auxiliar para MP3 e ligações Bluetooth também estão presentes.
Além de airbags frontais e laterais de série, o novo Focus conversível tem um dispositivo de proteção em caso de capotamento com sensores eletrônicos e giroscópio que acionam duas barras de segurança, ultra-resistentes, num décimo de segundo. Ele também dispõe de partida sem chave, sistema de deteção de perda de ar nos pneus, sistema de navegação com cartões ?SD? e DVD com tela de 7 polegadas. Tem capacidade para quatro passageiros e é referência em espaço para bagagem: acomoda 534 litros com a capota levantada, ou 248 litros com ela guardada.