No Salão de Genebra deste ano, a Ford apresentou uma série de novidades, a começar pela estréia do novo Fiesta europeu, derivado do conceito Verve, que serve de base à nova família global de carros compactos da marca, além do novo Focus conversível, do crossover Kuga e da linha ECOnetic de veículos de emissão ultrabaixa.
O novo Fiesta europeu é o primeiro exemplo da nova estratégia global de desenvolvimento de produto da Ford. Ele começa a ser produzido no segundo semestre de 2008 na fábrica de Colônia, na Alemanha. Em 2009, será montado também em Valência, na Espanha, e em 2010 chega aos mercados da Ásia e América do Norte.
A linha oferece cinco opções de motores: os modelos a gasolina Duratec 1.25 (de 60 e 80 cv), 1.4 (de 91 cv) e 1.6 Ti-VCT (de 115 cv); e diesel Duratorq TDCi de 1.4 litro (68 cv) e 1.6 (90 cv), com transmissão manual de cinco velocidades, ou automática de quatro marchas (para o motor Duratec 1.4). Sua carroceria de formas musculosas, sofisticadas e elegantes espelha a essência do design Kinetic e representa um salto em termos de construção, qualidade dos materiais e leque de opções.
Embora mantenha as dimensões compactas, o novo Fiesta é leve e robusto, devido à utilização de aços de resistência ultra-elevada que trouxeram um ganho significativo na rigidez estrutural. O sistema de segurança com airbag de joelhos para o motorista, a direção com assistência elétrica e a partida sem chave por um botão no painel são outras novidades. O interior do veículo traz soluções futuristas inspiradas nos telefones celulares, com comandos intuitivos no console central e no volante. Entradas USB e auxiliar para MP3 e ligações Bluetooth também estão presentes.
Estreou também em Genebra o novo Focus Coupé-Cabriolet, que complementa a linha na Europa. Produzido na fábrica da Pininfarina, parceira da Ford no seu desenvolvimento, ele conta com a opção dos motores a gasolina Duratec 1.6, de 100 cv, Duratec HE 2.0, de 145 cv, ou diesel Duratorq 2.0 TDCi, de 136 cv, com transmissão manual de cinco velocidades ou automática.
Além de airbags frontais e laterais de série, o novo Focus conversível tem um dispositivo de proteção em caso de capotamento com sensores eletrônicos e giroscópio que acionam duas barras de segurança, ultra-resistentes, num décimo de segundo. Ele também dispõe de partida sem chave, sistema de deteção de perda de ar nos pneus, sistema de navegação com cartões ?SD? e DVD com tela de 7 polegadas. Tem capacidade para quatro passageiros e é referência em espaço para bagagem: acomoda 534 litros com a capota levantada, ou 248 litros com ela guardada.