Enfim a menina-dos-olhos da Ford, o utilitário esportivo EcoSport, ganhou a tão esperada motorização Duratec 2.0 litros bicombustível em sua linha 2009.
A Ford justifica a demora (de 3 anos) na chegada do 2.0 Flex como uma estratégia para oferecer um produto de melhor qualidade. Com isso, o motor 2.0 movido a gasolina foi aposentado pela montadora, que garante que o novo motor tem potência maior e menor consumo.
Nenhuma mudança estética no EcoSport 2.0 bicombustível, seja na parte externa ou no interior foi introduzida na versão Freestyle 2009 avaliada pelo Jornal do Automóvel.
A não ser pela identificação Flex, que saiu da seção inferior da tampa do porta-malas e foi instalado no topo do vidro traseiro, logo abaixo da luz auxiliar de freio (brake-light). Reestilizado há pouco mais de um ano, o visual do jipinho EcoSport se mantém atual e ainda agrada.
A versão Freestyle do utilitário da Ford conta com para-choques na cor do veículo, além de espelhos retrovisores, grade do radiador, molduras laterais mais largas e rodas de alumínio de 15 polegadas pintados na cor cinza Warm Steel.
Os pneus são de uso misto Scorpion ATR 205/65 R15. Internamente, bem que o jipinho merecia algumas mudanças de acabamento, ou seja, redução da quantidade de peças plásticas.
Destacam-se em seu pacote de equipamentos o sistema de áudio My Connection, que pode reproduzir CDs e arquivos em formato MP3, além de integrar-se com aparelhos de telefone celular, tocador Apple iPod e “pendrives”, por meio de uma entrada USB localizada no porta-luvas do veículo.
Seu interior está mais silencioso, o que é uma evolução e tanto. Alargaram o assento do banco, mas falta um apoio para o pé esquerdo. Mas nada que complique um utilitário de sucesso como o EcoSport.
Mas o esperado motor 2.0 Duratec Flex passou por algumas modificações. A Ford afirma que essas modificações ajudaram a reduzir o ruído do motor.
As modificações resultaram em um motor capaz de desenvolver 141 cavalos a 6.000 rpm e torque de 19,06 kgfm a 4.250 giros, com gasolina.
Quando abastecido com álcool, a potência sobe para 145 cv (6.000 rpm) e torque vai a 19,47 kgfm (a 4.500 rpm). De acordo com a Ford, 80% do torque é obtido a 1.500 rpm. Ao manter a velocidade de 120 km/h na estrada, com tanque cheio de álcool e o ar-condicionado ligado, o conjunto trabalhou bem a 3.000 giros.
Na cidade, o motor 2.0 Flex é capaz de rodar 7 quilômetros com um litro de álcool, e atingir 10,7 km/l de média com gasolina.
Na estrada, os números aumentam para 9,2 km/l, com álcool, e 14,0 km/l, com gasolina. A reforma trouxe fôlego ao campeão de vendas.
As mudanças no acabamento deram robustez ao carro, o que ajudará a manter o seu valor de revenda. Por isso o EcoSport é um utilitário de sucesso.
Ficha técnica
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, flex, 1.999 cm³ de cilindrada
Potência: 141 cv (gasolina) a 155 cv (álcool) a 6.000 rpm
Torque: 19 kgfm (gasolina) a 19,49 kgfm (álcool) a 4.250 rpm
Câmbio: manual, de cinco velocidades, ou automático, de quatro velocidades
Suspensão: dianteira independente tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira com eixo de torção
Freios: a disco na dianteira e a tambor na traseira
Dimensões: 4,23 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,68 m de altura e 2,49 m de entreeixos
Pesos: 1.234 kg (manual), 1.273 kg (automático) e 1.385 kg (AWD)
Tanques: 54 litros (versões 4×2) e 50 litros (versão AWD)
P. malas: 43,6 itros
Preços: R$ 58.900 (2.0 FreeStyle), R$ 60.900 (2.0 automático) e R$ 61.900 (2.0 AWD)