No Salão de Beijing, na China, a Ford fez a estréia mundial do Start, carro-conceito inspirado nas necessidades de transporte das futuras megacidades. Pequeno, “verde”, esperto e divertido, o Start é mais do que um exercício de viabilidade de um carro compacto. Ele mostra a disposição da Ford de ampliar a aplicação da tecnologia EcoBoost, apresentando o protótipo de um motor 1.0 de três cilindros capaz de gerar a mesma potência de um 1.6 de quatro cilindros.

continua após a publicidade

Equipado com turbocompressor e injeção direta de combustível, o novo motor EcoBoost 1.0 tem emissão de CO2 inferior a 100 g/km e opera com uma transmissão manual de cinco marchas, que também contribui para a economia de combustível e o prazer de dirigir. O Ford Start foi inspirado na tendência global de urbanização em massa. Hoje, mais de 50% da população vive em áreas urbanas. Em 2050, esse número deve ultrapassar os 70%. As ruas congestionadas, a preocupação com espaço para estacionar, eficiência energética e preço dos combustíveis faz com que os fabricantes, desde já, vejam os veículos e o transporte individual de uma maneira totalmente diferente.

O conceito tem formas arredondadas e aerodinâmicas para otimizar o rendimento do combustível, combinadas com grade dianteira em formato trapezoidal, marca registrada do “design” Kinetic da Ford. Um painel inteiriço aplicado sob o veículo contribui para reduzir o arrasto de ar. Os faróis, assim como as luzes auxiliares e lanternas, são formados por uma linha fina de LEDs, de alta potência luminosa e estilo aerodinâmico. Os piscas funcionam com pulsos digitais. A carroceria, em liga de alumínio, incorpora célula de segurança de alta resistência. Todos os painéis externos são produzidos em composto pré-colorido, deformável e reciclável.

Produzido em composto, o teto traz uma pequena barbatana na traseira que abriga a luz elevada de freio e pode ser trocado como acessório. Os vidros que circundam todo o carro proporcionam uma visão panorâmica para o motorista e fazem o teto parecer visualmente separado da carroceria. Rodas de 17 polegadas e pneus 205/45 R17 completam o visual. O interior do Ford Start acomoda até quatro ocupantes. Seu painel, produzido em peça única, se estende pelo console central.

continua após a publicidade

Os bancos, embora simples, são projetados para oferecer ergonomia e conforto. Eles são formados por uma concha de composto, com assentos e encostos moldados intercambiáveis, e deslizam sobre um monotrilho para dar acesso aos bancos traseiros. E o chão é revestido de borracha. Essa simplicidade visual é acompanhada de tecnologia embarcada de última geração. O Ford Start é um carro-conceito puro, não destinado à produção.