O North American International Autoshow (NAIAS) voltou a ser o principal palco para os produtos das montadoras dos Estados Unidos. O evento ocorre de 10 a 23 de janeiro, no Cobo Center, em Detroit.
Seus organizadores esperam receber mais de 700.000 visitantes que terão a oportunidade de ver 37 lançamentos mundiais e mais de 500 carros na exposição. Para a Ford, será a oportunidade de mostrar, no primeiro grande salão do ano, as novidades de suas linhas para o mercado norte-americano e mundial.
Entre eles, a nova C-Max, o novo Explorer, o Mustang GT 2011, o Novo Focus e conceitos do Focus cupê e, possivelmente, novo protótipo de crossover que poderá substituir o Kuga e o Escape, de uma só vez.
A linha C-Max, produzida na Europa, ganhou novidades estéticas e, principalmente, o novo motor Ecoboost, de 1.6 litro com turbo-compressor que alcança 180 cv de potência e uma versão de quatro cilindros de 2.5 litros, 16 válvulas e 168 cv, utilizado no Fusion, acoplado a um câmbio automático de seis marchas A mini-van C-Max, com 7 lugares, conta com teto solar panorâmico, ar condicionado automático, sistema de navegação, sensores de chuva para os limpadores de para-brisa, rodas de 17 polegadas, assentos de couro aquecidos e alerta para mudança involuntária de faixa nas avenidas ou rodovias.
Para os entusiastas dos modelos esportivos, a Ford apresenta o novo Mustang GT 2011, cujo visual não sofreu alteração. Mas, sob o capô, há o novíssimo motor V8, 5.0 litros de 412 cavalos, com 100 cv a mais que o GT atual.
Esse motor 5.0 litros é um tributo às versões anteriores do Mustang, conhecida como “302”, a capacidade do motor 4.948 cm³, medida em polegadas cúbicas. Outra novidade no estande da Ford no Salão de Detroit é um protótipo de SUV, ainda sem nome, para substituir o Kuga e o Escape, projeto que integra a estratégia do “One Ford”.
A produção poderá ter início na segunda metade de 2012 e chegar ao mercado em 2013. A produção desta nova geração ficará a cargo de uma das fábricas da marca nos Estados Unidos, provavelmente em Louisville, no Kentucky.
Grande atração é o Explorer 2011, SUV da geração “american dream”, que foi reconstruído na sua versão 2011 para voltar a ocupar lugar de destaque entre as famílias americanas.
New Fiesta, que deu início ao processo de mudança no gosto dos americanos rumo aos carros compactos; Novo Focus, êxito de vendas global; F-150, o veículo mais vendido nos Estados Unidos, produzido há 62 anos; Fusion; Taurus; Ranger; Escape Híbrido; Fusion Híbrido, que vendeu mais de 200.000 unidades no mercado americano; Transit Connect, todos modelos 2011, estão presentes no estande da Ford, no Salão de Detroit 2011.