Versão esportiva para o Focus, modelo médio da Ford que tem como destaque o desenho arrojado, era reclamada por muitos. A montadora ainda está devendo essa versão, nem que seja como série limitada. Mas a concessionária paulista Projeto Ford se antecipou e está comercializando o Focus Sport, com um pacote de acessórios que casou muito bem com o estilo arrojado do “hatchback”.
O modelo chama muita atenção nas ruas. A Projeto não economizou em acessórios, a maioria de grande apelo visual, como as rodas de liga leve aro 16 calçadas em pneus Continental 205/55. Na traseira, destacam-se o aerofólio (na cor do veículo) e as lanternas vermelhas, como no Focus europeu.
Também do modelo europeu, o Focus Sport herdou os piscas laterais na cor branca as colunas das portas revestidas de fibra de carbono. Completam o pacote visual os piscas dianteiros na cor grafite, retrovisores na cor do veículo, vidros escurecidos por filme, faixas laterais, moldura da tampa traseira cromada, ponteira de escapamento de alumínio e adesivos com a inscrição “sport”. A versão fotografada (um protótipo) tinha faróis pintados de preto, mas os modelos que estão nas lojas da Projeto Ford não trazem esse item, e sim uma moldura discretamente escurecida nos faróis.
No interior, o Focus Sport traz bancos de couro com bordas lisas e parte interna com “furos” (que seguram mais o corpo e melhoram a ventilação). O volante revestido de couro perfurado apresenta boa empunhadura. O couro também está presente nos revestimentos das portas. Os pedais foram substituídos por “pedaleira” esportiva cromada e os tapetes por carpetes com o nome “Focus” bordado em vermelho.
A única alteração mecânica foi a instalação do filtro de ar esportivo “monster flow”, importado dos Estados Unidos, que proporciona agradável ronco esportivo ao motor. O responsável pelo projeto dessa versão, Luiz Fernando Vechiatto, explica que todas as modificações foram aprovadas pela Ford do Brasil, por isso a garantia é a mesma de toda a linha Focus.
O preço do “kit” é de R$ 4 mil e pode ser aplicado nos catálogos intermediário e “top” do Focus “hatch”, com motor 1.8 16V de 115 cavalos ou 2.0 16V de 130 cv de potência. Com isso, o modelo custa a partir de R$ 36.000 (1.8) ou R$ 45.000 (2.0), com opção de pintura metálica por R$ 500. De série tem itens como ar-condicionado, rádio/CD player, travamento por controle remoto e ajuste de altura dos faróis, entre outros.