Novo Ford Focus passa a ser a principal aposta da marca para os países latino-americanos. ,
Fabricado em oito países do mundo – Alemanha, África do Sul, China, Espanha, Filipinas, Rússia, Taiwan e Vietnã -, ele ganhou sua nona ‘casa’: a fábrica de Pacheco, na Argentina.
E chega as concessionárias brasileiras, nas versões “hatch” e sedan, com duas opções de acabamento (GLX e Ghia) e apenas uma motorização, 2.0 a gasolina. Mas ainda sem o motor flex.
O novo Focus Ghia avaliado pelo Jornal do Automóvel está mais atraente. No design linhas modernas, principalmente na dianteira, com novo desenho dos faróis e capô e nas laterais, caracterizadas por traços leves, portas sem frisos e rodas de liga-leve de 16 polegadas.
Marcante é sua grade frontal em forma de trapézio. Na parte traseira do sedã, a primeira impressão é de que seu visual é muito conservador. Segundo a Ford, isso se justifica: em pesquisa realizada pela marca, a maioria dos consumidores de sedã prefere uma traseira sem excessos, mais discreta.
Em seu habitáculo, o que se vê é sofisticação. O painel traz cores contrastantes, e boa combinação com os detalhes cromados do volante, painel de instrumentos e console central.
Além do computador de bordo, conexão Bluetooth e sistema de rádio CD com leitura de MP3, que equipam todas as versões, a versão Ghia traz outras tecnologias, como sistema de comando por voz – para controlar rádio, ar-condicionado e celular -, volante multifuncional, ar-condicionado ‘dual zone’, que permite ajustes diferentes de temperaturas para motorista e passageiro.
A partida do motor por botão fica localizada entre os bancos dianteiros e console central que, além do espaço de 4 litros para trecos, abriga a saída USB e um conector auxiliar para iPod. O modelo ainda sai de série com bancos de couro, teto solar elétrico e sensor de estacionamento traseiro.
Equipado com motor 2.0 Duratec HE, de 4cilindros, capaz de gerar 145 cv de potência a 6.500 rpm e 18,9 kfgm de torque a 4.500 giros, sendo que 80% do torque é alcançado aos 1.500 rpm, trazendo agilidade ao acelerador.
De acordo com a Ford, o novo Focus chega a velocidade máxima de 240 km/h e acelera de 0 (zero) a 100 km/h em 10,5 segundos.
Durante test-drive o Focus Ghia 2.0 se comportou muito bem, respondendo bem as retomadas durante ultrapassagens e se manteve estável em curvas acentuadas, mesmo na chuva.
Seu sistema de direção com assistência eletrohidráulica proporciona boa dirigibilidade e ajusta a sensibilidade do volante de acordo com a velocidade do veículo.
É possível, ainda, escolher entre três padrões de condução, por meio do computador de bordo: ‘Normal’, ‘Conforto’ e ‘Esportivo’. O Focus Ghia 2.0 é um sedan moderno, confortável, seguro e agradável de dirigir. (BN)
Ficha técnica
Motor 2.0 l Duratec, 16 válvulas, dianteiro, 4 cilindros em linha, a gasolina
Cilindrada 1.999 cm³
Potência 145 cv a 6.000 rpm
Torque 18,9 kgfm a 4.500 rpm
Câmbio automático seqüencial
de quatro marchas
Comprimento 4,48 m
Largura 1,84 m
Altura 1,49 m
Entre-eixo 2,64 m
Porta-malas 526 litros
Peso 1.810 kg
Suspensão Independente tipo McPherson, braços inferiores com bucha hidráulica e barra estabilizadora, na dianteira, e independente tipo Multilink, com braço de controle e barra estabilizadora, na traseira
Freios Hidráulico, equipado com freio a disco nas quatro rodas e sistema antiblocante (ABS)
Tanque 55 litros
Preço R$ 74.890,00
