De acordo com a Ford Brasil, 2010 será o ano do Focus, um carro injustiçado na opinião de jornalistas especializados, por não ter merecido a atenção e divulgação que merecia.
O consumidor que entrar numa concessionária Ford vai encontrar o Focus 1.6 Flex nas versões “hatch” e sedã, GL e GLX sempre com câmbio manual, e 2.0 “hatch”e sedã, GLX e Ghia, com câmbio manual e automático.
Dessa forma, o Focus fica em pé de igualdade, principalmente em preço, para concorrer com Volkswagen Golf, Citroën C4 e Peugeot 307 em suas versões de entrada.
Quem sair do atual Focus 2.0 e entrar no irmão bicombustível notará como principais diferenças o rádio, mais simples integrado ao painel, e a ausência das maçanetas cromadas, substituídas por uma peça em plástico preto simples demais e que passa uma sensação nada agradável de simplicidade.
Externamente, no melhor estilo da escola japonesa, só é possível diferenciar as configurações pelo adesivo “flex” no vidro traseiro.
Atrás, há cintos de segurança de três pontos para todos. E seu porta-malas tem capacidade para 328 litros.
Apesar de menos sofisticado que as versões 2.0, o 1.6 GLX tem tudo que um consumidor deseja: ar-condicionado, sistema de som e vidros elétricos, entre outros equipamentos.
Pisando forte no acelerador ele estica as marchas bem além das 6.000 rpm (onde começa a faixa vermelha do conta-giros) e chega quase nas 7.000 rpm sem cortar o fluxo de combustível.
De acordo com a Ford, quando ele funciona com álcool a potência é de 115,6 kgfm a 6.250 rpm e o torque atinge os 16,3 kgfm a 4.250 kgfm, sendo que 80% da força está disponível em 1.500 rpm. Com gasolina, esses números caem, respectivamente, para 109,3 cv e 15,4 kgfm.
Seu freio (com ABS opcional) transmite confiança e a suspensão (recalibrada) garante boa estabilidade. De construção moderna, seu motor (acoplado a uma caixa de câmbio de 5 marchas bem escalonado), cumpre o que promete.
Mas o ruído interno, entretanto, mostrou-se elevado com o carro a 110 km/h e o motor ligeiramente acima das 3.000 rpm. O Focus 1.6 GLX é bonito, confortável, gostoso de dirigir, anda de igual para igual com seus rivais e tem boa relação custo/benefício. (BN)
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, comando duplo (DOHC), injeção eletrônica multiponto, flexível
Cilindrada: 1.596 cm³
Potência: 109,3 cv com gasolina a 6.250 rpm e 115,6 cv com álcool a 5.500 rpm
Torque: 15,4 kgfm com gasolina e 16,3 kgfm com álcool a 4.250 rpm
Taxa compr.: 11,0:1
Câmbio: Manual de 5 marchas
Compr.: 4,18 m
Largura: 1,84 m
Altura: 1,35 m
Entre-eixo: 2,47 m
Porta-mala 250 litros
Suspensão: Independente do tipo McPherson, com braços inferiores com bucha hidráulica, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na dianteira, e independente do tipo Multilink, com braços múltiplos sobrepostos, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na ,traseira.
Freios: Discos sólidos, na dianteira, e tambores, atrás. ABS e EBD opcional
Tanque : 60 litros
Aceleração: 12,5 segundos (álcool)
Velocidade: 189 km/h de acordo com a Ford
Preço sugerido: R$ 51.400,00