De acordo com a Ford Brasil, 2010 será o ano do Focus, um carro injustiçado na opinião de jornalistas especializados, por não ter merecido a atenção e divulgação que merecia.
O consumidor que entrar numa concessionária Ford vai encontrar o Focus 1.6 Flex nas versões “hatch” e sedã, GL e GLX sempre com câmbio manual, e 2.0 “hatch”e sedã, GLX e Ghia, com câmbio manual e automático.
Mas a novidade maior do Focus GLX 1.6 lançado no fim do ano passado é mesmo o novo motor Sigma, que tem como principal destaque a construção completa do motor em alumínio, incluindo pistões.
Dessa forma, o Focus fica em pé de igualdade, principalmente em preço, para concorrer com Volkswagen Golf, Citroën C4 e Peugeot 307 em suas versões de entrada.
O Jornal do Automóvel teve oportunidade de avaliar a versão GLX atualizada do Focus com novo motor flex 1.6 e preço mais competitivo.
Quem sair do atual Focus 2.0 e entrar no irmão bicombustível notará como principais diferenças o rádio, mais simples integrado ao painel, e a ausência das maçanetas cromadas, substituídas por uma peça em plástico preto simples demais e que passa uma sensação nada agradável de simplicidade.
Externamente, no melhor estilo da escola japonesa, só é possível diferenciar as configurações pelo adesivo “flex” no vidro traseiro. Durante nossa avaliação a direção do Focus 1.6 GLX mostrou-se precisa. Os bancos são confortáveis e o do motorista tem ajuste de altura.
Atrás, há cintos de segurança de três pontos para todos. E seu porta-malas tem capacidade para 328 litros.
Apesar de menos sofisticado que as versões 2.0, o 1.6 GLX tem tudo que um consumidor deseja: ar-condicionado, sistema de som e vidros elétricos, entre outros equipamentos.
Característica positiva do motor Sigma do Focus 1.6 GLX observada na estrada foi sua elasticidade.
Pisando forte no acelerador ele estica as marchas bem além das 6.000 rpm (onde começa a faixa vermelha do conta-giros) e chega quase nas 7.000 rpm sem cortar o fluxo de combustível.
De acordo com a Ford, quando ele funciona com álcool a potência é de 115,6 kgfm a 6.250 rpm e o torque atinge os 16,3 kgfm a 4.250 kgfm, sendo que 80% da força está disponível em 1.500 rpm. Com gasolina, esses números caem, respectivamente, para 109,3 cv e 15,4 kgfm.
Seu freio (com ABS opcional) transmite confiança e a suspensão (recalibrada) garante boa estabilidade. De construção moderna, seu motor (acoplado a uma caixa de câmbio de 5 marchas bem escalonado), cumpre o que promete.
Mas o ruído interno, entretanto, mostrou-se elevado com o carro a 110 km/h e o motor ligeiramente acima das 3.000 rpm. O Focus 1.6 GLX é bonito, confortável, gostoso de dirigir, anda de igual para igual com seus rivais e tem boa relação custo/benefício. (BN)
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, comando duplo (DOHC), injeção eletrônica multiponto, flexível
Cilindrada: 1.596 cm³
Potência: 109,3 cv com gasolina a 6.250 rpm e 115,6 cv com álcool a 5.500 rpm
Torque: 15,4 kgfm com gasolina e 16,3 kgfm com álcool a 4.250 rpm
Taxa compr.: 11,0:1
Câmbio: Manual de 5 marchas
Compr.: 4,18 m
Largura: 1,84 m
Altura: 1,35 m
Entre-eixo: 2,47 m
Porta-mala 250 litros
Suspensão: Independente do tipo McPherson, com braços inferiores com bucha hidráulica, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na dianteira, e independente do tipo Multilink, com braços múltiplos sobrepostos, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na ,traseira.
Freios: Discos sólidos, na dianteira, e tambores, atrás. ABS e EBD opcional
Tanque : 60 litros
Aceleração: 12,5 segundos (álcool)
Velocidade: 189 km/h de acordo com a Ford
Preço sugerido: R$ 51.400,00