Poucos modelos de automóveis vendidos no mercado brasileiro oferecem as opções da linha Ford Focus: carroceria ?hatch? ou sedã, duas motorizações diferentes, transmissão manual ou automática e agora, também, o mais moderno e potente motor aspirado da categoria, o Duratec 2.0 L de 16 V, com potência de 147 cv na versão manual e 140 cv no modelo automático.
Além do novo motor, o Focus Duratec traz uma série de aprimoramentos na transmissão, suspensão, freios, pneus e itens internos, ampliando ainda mais o seu requinte e prazer de dirigir. Com essa mudança, a Ford promove mais uma renovação importante na linha Focus.
O motor Duratec 2.0 L utiliza tecnologia de ponta e contribui para colocar o Focus à frente dos concorrentes em termos de desempenho e dirigibilidade, especialmente na versão com transmissão manual. Ele é o líder do segmento de motores aspirados em potência, torque, aceleração e velocidade final, atingindo 207 km/h na versão com transmissão manual. Também se destaca na automática, com 195 km/h, segundo a montadora. Sua relação peso-potência, de 8,2 kg/cv na versão manual e 8,7 kg/cv na automática, é a melhor da categoria e também está entre os melhores em economia de combustível. Além de leve, eficiente e econômico, se destaca pelo funcionamento limpo e silencioso, com nível reduzido de emissões.
Debaixo do capô, outra novidade. O motor é coberto por uma tampa moldada em plástico de engenharia, que além de contribuir para o isolamento acústico proporciona excelente aspecto visual. O painel impressiona pelo ?design? arrojado e ficou ainda mais bonito com o novo mostrador, com marcação de velocidade até 240 km/h. A alavanca de câmbio também é nova, unindo ótima empunhadura e elegância.
A versão GLX do Focus Duratec vem equipada de série com direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, abertura interna do porta-malas, porta-luvas iluminado, travamento automático das portas e CD-player ?hands free?. Na versão Ghia, o Focus Duratec mantém o padrão de sofisticação. Traz freios ABS, bolsas infláveis duplas, computador de bordo, controles de áudio na direção, ajuste de altura dos faróis, banco do motorista com ajuste elétrico de altura e volante e manopla do câmbio revestidos em couro. Piloto automático, teto solar elétrico e bancos de couro são disponíveis como opcionais.