O Ford Focus figura entre os modelos mais procurados de sua categoria, concorrendo com lançamentos recentes como o Fiat Stilo, o Honda Civic e o Toyota Corolla. A procura pelo Focus Duratec 2.0 l tem sido grande por parte dos consumidores em razão das mudanças de motor do modelo comentadas pela imprensa especializada em todo o País.
Externamente, o Ford Focus Duratec 2.0 l exibe as últimas mudanças feitas na linha, que incluem o desenho do conjunto ótico, a grade do radiador -um pouco maior que o primeiro modelo e colocada abaixo da linha dos faróis -, os pára-choques pintados na cor do carro, os faróis de neblina, piscas laterais e rodas. O pára-brisa degradê e as rodas de alumínio com pneus 195/60 R15 acentuam sua esportividade.
Sua direção tem regulagem de altura e profundidade e os bancos têm ajuste de altura, itens que compõem a ergonomia apurada do veículo. Eles permitem a motoristas de diferentes biotipos encontrar uma posição confortável e com os comandos à mão. Além de direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, abertura interna do porta-malas, porta-luvas iluminado e travamento automático das portas, ele vem equipado de série com CD-player ?hands free?. A qualidade do aparelho e da sonoridade dentro da cabine é outro ponto que chama a atenção.
Na versão Ghia, o Focus Duratec exibe um padrão de sofisticação ainda maior. Traz freios ABS, ?airbag? duplo, computador de bordo, controles de áudio na direção, ajuste de altura dos faróis, banco do motorista com ajuste elétrico de altura, e volante e manopla do câmbio revestidos em couro. Piloto automático, teto solar elétrico e bancos de couro são disponíveis como opcionais.
O novo Focus Duratec 2.0 l ganhou novo painel de instrumentos, bonito e moderno, com fundo branco na versão GLX e fundo preto no modelo Ghia. O velocímetro, conta-giros e indicadores de temperatura e combustível são acionados por motor de passo, utilizando comunicação digital entre os módulos eletrônicos, por meio da rede CAN. O sistema garante precisão, segurança e confiabilidade no controle dos instrumentos, com menor inércia e mais beleza.
É um carro gostoso de dirigir, que impressiona pelo desempenho forte tanto no modelo com transmissão manual como no automático. O Focus Duratec surpreende pelo conforto de rodagem e estabilidade. (BN)
OLHO CLÍNICO
Na comparação com o agora extinto Zetec 2.0 16V, o motor Duratec tem mais potência, além de trazer soluções para garantir economia de combustível. Escapamento, suspensão, direção, pneus e transmissão também passaram por alterações para se adaptar melhor à potência extra da nova motorização.
O Focus 2.0 Duratec, equipado com câmbio manual, conta com 147 cavalos de potência, 21 cv a mais do que seu predecessor, e 19,1 kgfm a 4.250 rpm. E o modelo equipado com câmbio automático tem 140 cavalos, ante 130 cv do extinto Focus 2.0 Zetec. O bloco e o cabeçote são de liga de alumínio. A potência e o torque foram elevados, mantendo o padrão superior de estabilidade e conforto conhecido do Focus. O novo motor oferece mais força em toda a gama de rotações: 80% de seu torque máximo é disponível em 1.500 rpm. A aceleração é rápida e pronta, transmitindo segurança e confiança, principalmente nas ultrapassagens.
As duas novas transmissões manual ou automática foram desenvolvidas especialmente para proporcionar um casamento perfeito e garantir o melhor aproveitamento da potência do motor. A aceleração é forte e as respostas são rápidas. Mesmo em velocidade e na eventualidade de o motorista ser obrigado a fazer uma correção de trajetória inesperada o carro responde sem sobressaltos e com segurança. Ele ?perdoa? eventuais falhas do motorista, mantendo-se sob controle.
Uma das principais características do motor Duratec, em ambas as versões (?hatch e sedã), é o alto torque em baixa rotação.
De acordo com os dados da montadora, o modelo atinge a velocidade máxima de 207 km/h e precisa de 9,8 segundos para chegar aos 100 km/h, partindo da imobilidade. Pisando no pedal da direita, o carro mostra sobra de fôlego, como pudemos avaliar nas retas da Rodovia das Praias (BR-277), onde avaliamos a versão ?hatch?. O consumo de combustível fica em 11,1 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada (versão com câmbio manual), segundo dados do fabricante. Além disso, o nível de ruído do motor é baixo, contribuindo para o conforto no seu interior.
Os preços começam em R$ 54 mil e podem passar dos R$ 60 mil dependendo da versão, acabamentos e os opcionais. (BN)
FICHA TÉCNICA
Motor:
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V
Cilindrada: 1.999 cm³
Potência: 147 cv a 6.000 rpm
Torque: 19,06 kgfm a 4.250 rpm
Taxa de compressão: 10,0:1
Câmbio: Manual, de cinco marchas
Comprimento: 4,15 m (hatch) 4,4 m (sedã)
Largura: 1,99 m
Altura: 1,48 m
Entre-eixo: 2,61 m
Porta-malas: 350 l (hatch) 490 l (sedã)
Peso: 1.231 kg (hatch) 1.246 kg (sedã)
Suspensão: Independente, McPherson, braços em ?A?, quadro auxiliar, amortecedores hidráulicos pressurizados e barra estabilizadora na dianteira; independente, tipo Multlink, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos pressurizados e barra estabilizadora na traseira.
Freios: Dianteiros a disco ventilado e traseiros a tambor
Aceleração: De 0 a 100 km/h 9,8 s (manual) e 12,2 s (automático)
Consumo: Na estrada: 16,2 km/l (manual) e 14,5 km/l (automático)
Na cidade: 11,2 km/l (manual) e 9,7 km/l (automático)
Velocidade: 207 km/h (manual) e 195 km/h (automático)
Tanque: 55 litros