O Ford Focus 2.0 Ghia Automático tem um bom espaço em seu habitáculo. Mas pessoas com mais de 1,85 metro têm de solicitar ao ocupante do banco da frente que chegue um pouquinho para frente, para poder se acomodar. Nada que atrapalhe. O modelo bem que poderia ter um pouco mais de espaço entre o banco dianteiro e o traseiro para uma acomodação melhor.
Tem conforto de automóvel grande, mesmo sendo um médio, e também acabamento agradável. Sua ergonomia é ótima, com boa posição de dirigir oferecida pelo controle de altura do banco e também pela regulagem da direção. Você sente-se com o carro na mão, o que é bom em viagens mais longas. No Focus não se tem a impressão de estar “enterrado” no carro. Você fica numa posição mais alta em relação aos demais sedans do mercado.
Seu motor é um quatro cilindros de 2 litros que gera 130 cv de potência máxima. Pouca potência? Não para ele. Com bom escalonamento, esse Ford dá conta do recado. Acelera bem. As respostas são boas, principalmente por que os cilindros se enchem rapidamente e você pode sentir o som que vem do motor pedindo mais chão para o sedan de luxo. As trocas de marchas são suaves e no tempo certo, mas você sente as mudanças, ainda que não se possa considerar que o sistema dê trancos propriamente dito. Ele trabalha mais reduzido. Com um toque num botão na parte superior da alavanca de câmbio desliga-se o “overdrive”, ou seja, a quarta marcha, e as trocas são feitas ainda mais rapidamente, com apenas três marchas, o que facilita nas retomadas de velocidade.
Algo que o modelo não tem e que poderia ter é o indicador no painel da posição de marcha em que se está andando. O Focus não tem também elevação automática dos vidros quando se fecha o carro, o que é fácil de se instalar e imprescindível nas grandes cidades. O nível de ruído interno poderia ser melhor. O modelo tem na suspensão um de seus trunfos, mas consome bem para um carro de 2 litros: média de 6 km/litro na cidade e de 11,5 km/litro na estrada.
O porta-malas é grande: 490 litros. Mas o vão de abertura, que é pequeno dificulta a acomodação de objetos maiores. Dirigir o Focus é um prazer à parte. Estável, ele freia bem e tem uma boa direção, além de uma perfeita empunhadura do volante.
A versão testada era equipada com “airbags”, freios ABS e a disco nas quatro rodas, controle de tração, teto-solar elétrico, ar-condicionado eletrônico, CD Player com controle no volante. Bancos em couro, inclusive painel. Falta piloto automático no modelo. O preço sugerido do Focus Ghia 2.0 Automático na versão testada é de R$ 51.500,00 mil.