A nova Yamaha YZ 450F 2010 foi oficialmente revelada. Era um dos lançamentos mais aguardados pelos amantes do “motocross”.
A motocicleta foi totalmente reformulada e passou a contar com novo propulsor monocilíndrico injetado que foi girado 180º, em relação a posição anterior, o que fez a saída de escape ficar virada para trás, enquanto a admissão do ar fica na frente. É o chamado “motor invertido”,
Desse modo, o sistema ficou numa posição diferente da habitual nas concorrentes. Para que isso fosse possível, a Yamaha teve de realizar mudanças profundas na máquina, inclusive, em seu chassi, que tornou-se um quadro bilateral. Agora o comando DOHC da YZ 450F conta com apenas 4 válvulas, a 5a foi eliminada. A refrigeração é feita com água.
Mas além da novidade da inusitada posição do motor, este recebeu também o sistema de alimentação por injeção eletrônica. A moto ganhou novo chassi e suspensões recalibradas.
E seu visual ficou próximo ao de sua irmã menor, a YZ 250F, apresentada recentemente. Agora o comando DOHC da YZ 450F conta com apenas 4 válvulas, pois a 5a foi eliminada. E sua refrigeração é feita com água.
A moto teve embreagem e transmissão de 5 velocidades redesenhadas, de tal forma que a YZ 450F está melhor adaptável tanto para “motocross” quanto para a prática de “supermotard” ou enduro.
No entanto, todos estes melhoramentos, tiveram um custo. A YZ 450F pesa (seco) 111,3 quilos, acima de 5 quilos a mais que suas principais concorrentes. O motor da YZ 450F 2010 de 449 cc também recebeu injeção eletrônica. Nos EUA a YZ 450F na versão em branco/vermelho é comercializada por 8.090 dólares enquanto a versão em azul/branco tem preço sugerido de 7.990 dólares.