A partir de amanhã, sexta-feira, até domingo próximo, dia 31 de julho, antigomobilistas de 8 a 80 anos de todos os quadrantes do Paraná e de estados vizinhos tomarão, com suas relíquias reluzentes e motorizadas, o rumo do cidade litorânea de Antonina/PR: ninguém quer perder a décima edição do Encontro de Veículos Antigos que anual e consecutivamente o MP Lafer Auto Clube do Paraná realiza em parceria com a Prefeitura Municipal local, com a finalidade, entre outras, de propiciar a confraternização da classe, promover a atividade turística, valorizar e proporcionar espaço adequado para que proprietários possam expor à admiração do público entusiasta seus veículos restaurados, homenagear pilotos de carros de corrida de épocas passadas e sobretudo resgatar a memória, a história da indústria automobilística no Brasil e no mundo.

continua após a publicidade

A programação inclui, além da exposição de veículos nas ruas centrais da cidade, apresentações artísticas a cargo de grupos folclóricos e musicais locais e ainda cerimônia de premiação e entrega de troféus a antigomobilistas, a qual terá lugar no Teatro Municipal, um dos mais antigos do Brasil.

A cada ano é prestada homenagem a dois pilotos e preparadores do tempo das carreteiras (carros de rua preparados para corrida). Desta vez serão homenageados João Augusto Buso (falecido) e José Luiz Barbosa. João Buso, que era mais conhecido nos meios automobilísticos como Joanim, na década de 1950 possuía oficina mecânica em Curitiba e pilotava uma carreteira Ford 1940, número 52.

Foi o último dos irmãos Buso – Paulo, Celestino – a entrar nas pistas de corrida e participou de várias provas, entre as quais a III Mil Milhas Brasileiras, nos dias 22 e 23 de novembro de 1958, em Interlagos/SP quando, ao lado de outro piloto paranaense – Germano Schlögl – obteve o décimo lugar, perfazendo 165 voltas no circuito de 8 quilômetros.

continua após a publicidade

Por sua vez, José Luiz Barbosa, natural de Vassouras/RJ, veio a Curitiba dia 11 de março de 1958 e daqui não saiu mais, dedicando-se à mecânica de automóveis e preparo de carreteiras, entre as quais as dos pilotos Angelo Cunha (Laranjeiras do Sul/PR), Adir Moss e Osmar Miranda Coutinho.

Participou das Mil Milhas Brasileiras e na carreteira Ford número 74 de Angelo Cunha foi co-piloto deste na prova de inauguração da rodovia Curitiba/Apucarana/PR, quando fizeram segundo lugar, perdendo do Simca Abarth importado. Nas fotos, a carreteira de João Buso (IV Mil Milhas) e José Luiz (agachado) e Angelo Cunha (em pé) à esquerda da carreteira 74.

continua após a publicidade